Saúde de Aracaju realiza treinamento para estudantes e gerentes atuarem no Projeto Pipas

Saúde
19/08/2022 15h57

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta sexta-feira, 19, o treinamento para estudantes da área de saúde e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que vão participar do Projeto da Primeira Infância para Adultos Saudáveis (Pipas).

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim, os estudantes e gerentes estão sendo treinados pela equipe da SMS e com o apoio da Secretaria do Estado da Saúde (SES) para realizarem entrevistas, a princípio, no Dia D da Campanha de Multivacinação, mas com possibilidades de extensão para outros dias. 

“De forma digital e utilizando o aplicativo do Projeto Pipas, o objetivo da pesquisa é obter indicadores do desenvolvimento infantil. Trata-se de uma ação rápida e de baixo custo, formulada e validada, onde os entrevistadores obtêm informações dos pais, sobre a saúde, nutrição, aprendizagem desde o início da vida, segurança, proteção e cuidados sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos”, explica Cerisa. 

Questionário

Segundo a representante da SES, Adriana Lima, foi elaborado um questionário para obter informações que refletem os cuidados que as crianças recebem, tendo como base a proposta da Organização Mundial da Saúde (ONU) e o Unicef denominada Nurturing Care Framework. 

“Através do questionário, serão coletadas informações sobre o que é fundamental para as crianças se desenvolverem, como boa saúde, nutrição adequada, oportunidades de aprendizagem desde o início da vida, proteção, segurança e cuidados responsivos. A proposta é utilizar os resultados da pesquisa para o planejamento de ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento da primeira infância”, enfatiza Adriana. 

Para o gerente da UBS Marx de Carvalho, Anderson Dias, este treinamento esclareceu todas as dúvidas.

“Agora, a perspectiva é que os pais nos recebam nos pontos de vacinação e respondam o questionário. Nossa meta é completar 500 entrevistas, e caso os entrevistadores não consigam atingir esta meta, continuaremos a aplicação do questionário nos outros dias da Campanha”, orienta Anderson.