Carro da Árvore: Prefeitura distribui mudas para moradores no bairro Areia Branca

Meio Ambiente
24/08/2022 16h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou, nesta quarta-feira, 24, a ação do Carro da Árvore, no bairro Areia Branca, e distribuiu para a população mudas de plantas medicinais, frutíferas e arbóreas. A ação faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal e mobiliza a população sobre a importância da conscientização no tocante à preservação do meio ambiente.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a medida reforça a determinação da Prefeitura de construir uma cidade cada vez mais verde. 

“A Prefeitura tem feito a sua parte, plantando mudas em espaços públicos. Na ação de hoje, fizemos esse plantio em conjunto com toda a comunidade, para que a população possa, também, ter sua própria árvore em sua residência”, declara a gestor. 

O Carro da Árvore é um projeto itinerante que visita diversos bairros da cidade e faz a distribuição de mudas nativas, além de espécies medicinais e florestais, objetivando estimular o plantio consciente. A intenção é gerar o desenvolvimento nos mais diversos aspectos e, com isso, trabalhar para Aracaju crescer de maneira sustentável.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, destaca que o setor sempre tem a preocupação de sensibilizar a população aos cuidados da arborização na cidade. “Isso refletirá em uma boa qualidade de vida para a comunidade. O Carro da Árvore tem esse poder de disseminar e dar continuidade a esse viés, para que as pessoas realmente possam cuidar do meio ambiente, partindo da sua propriedade, tendo como exemplo o plantio em sua casa, de forma contínua. Isso mostra o êxito do projeto, provando que a população está se preocupando cada vez mais em manter o meio ambiente preservado”, ressalta. 

Foram distribuídas 315 mudas para os moradores do bairro, sendo 12 de espécies florestais, entre elas, saboneteira, chuva de ouro, pitanga e ipê-amarelo, junto a oito de espécies medicinais, como babosa, cidreira, capim santo e boldo brasileiro.

“Cada pessoa que leva uma muda para casa e faz o plantio desse indivíduo, que pode ser arbóreo, frutífero ou medicinal, ajuda a ampliar a diversidade de espécies vegetais na região e, com isso, melhora a qualidade ambiental do local. Também é importante salientar o incentivo da Prefeitura para esse tipo de ação, pois amplia a cobertura verde da cidade, além de ornamentar as casas dos moradores” frisa o analista ambiental da Sema, Rafael Feitosa.

“Hoje, vimos como a comunidade se mobiliza para participar e adquirir as mudas. A maioria das casas do nosso bairro possue plantas, ou seja, é um hábito dos moradores, e é muito bom ver que o poder público dá esse suporte para a comunidade e fomenta isso, não só com a doação das mudas, mas também ensinando um pouco mais sobre o tema do plantio e preservação delas”, afirma a pesquisadora e moradora do bairro Areia Branca, Bianca Briguglio.

No dia 30 de agosto, a Sema estará com o Carro da Árvore no bairro Bom Jesus dos Náufragos, dando continuidade ao projeto.

Solicitação

Para adquirir mudas, qualquer cidadão pode comparecer ao Horto Florestal, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A solicitação pode ser feita, também, através da plataforma AjuInteligente, no seguinte endereço: http://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/.Para isto, o solicitante deverá acessar o site, logar em sua conta e clicar na aba Meio Ambiente. Em seguida, será preciso clicar no botão “Solicitação”. É preciso acessar o hiperlink “Plantio de mudas” para, por fim, preencher o formulário de pedido.