Projeto Colora cria corredor artístico nos abrigos de ônibus de Aracaju

Cultura
26/08/2022 14h26

Uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está levando cor, arte e vida aos novos abrigos de ônibus de Aracaju, através das entregas do projeto Colora.

O objetivo é criar verdadeiros corredores artísticos e evitar a degradação desses novos abrigos de ônibus, além de proporcionar à população aracajuana a vivência e proximidade com a arte feita pelas mãos de artistas locais.

Os artistas que participam do Colora foram selecionados pelo edital Janelas para as Artes, idealizado e executado pela Funcaju para aplicação da Lei Aldir Blanc em Aracaju. São dezenas de intervenções pela capital, promovendo uma imersão artística às comunidades e dando oportunidade para diversos artistas locais. O Colora reúne grafites, pinturas, ilustrações, ruralismo e colagens de lambes em diferentes pontos da cidade, ampliando o conhecimento popular sobre as artes do campo visual.

As artes do corredor artístico já começaram a ser entregues nos abrigos de ônibus do bairro Santa Maria e em breve estarão espalhadas por toda a cidade de Aracaju. Já as outras obras do Colora podem ser vistas nos terminais rodoviários, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em diversos outros pontos da capital.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a SMTT  e a Funcaju levam aos pontos de ônibus o melhor das artes visuais contemporâneas sergipanas, com a extensão do projeto Colora, desenvolvido desde o ano passado na Lei Aldir Blanc.

"E agora, ampliado para uma política cultural do município. Nossa ideia é fazer de espaços públicos, como pontos de ônibus, por exemplo, uma espécie de continuação das galerias, popularizando nossa produção de artes visuais e urbanas", destaca Luciano.