Ações da PMP conscientizam e reforçam enfrentamento à violência contra a mulher

Defesa Social e Cidadania
30/08/2022 17h51

Na manhã desta terça-feira, 30, o secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, reuniu-se com o coordenador-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fernando Mendonça, e com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha (PMP), Vileanne Brito, a fim de avaliar as ações de enfrentamento à violência contra mulher da PMP, intensificadas durante o mês de agosto.

A campanha Agosto Lilás, desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, contou com a participação intersetorial de vários órgãos da rede municipal, como as secretaria municipais da Saúde (SMS), Educação (Semed), Cidadania e Defesa Social (Semdec),  as fundações Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e de Formação para o Trabalho (Fundat); e representantes da sociedade civil. 

"Estamos chegando na reta final do Agosto Lilás, em que demos maior visibilidade a todo o trabalho que é desempenhado pela PMP, associada a todos os órgão da Prefeitura de Aracaju, que desenvolveram diversos eventos durante o mês. Mas as ações da Patrulha continuam ao longo de todo ano, é um trabalho ininterrupto de caráter preventivo e ostensivo, sempre que necessário", frisa Silvio Prado. 

De acordo com o diretor-geral da GMA, o desenvolvimento do trabalho de proteção, fortalecido através da integração de outros órgãos municipais, é essencial para o atendimento às mulheres. "Através da campanha, a Guarda Municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha, fez esse trabalho de maneira intersetorial, de forma que pudesse orientar toda a rede e fortalecer o enfrentamento da violência contra a mulher", ressalta. Mendonça.

Além das rodas de conversas e debates a respeito do enfrentamento das violências nas comunidades e escolas, a PMP também participa de eventos de grande porte, como a parada LGBTQIAP+, realizada no último domingo, 28. A coordenadora da Patrulha, Vileanne Brito, afirma que, com o trabalho incessante de conscientização desenvolvido pelo órgão, espera-se que "haja diminuição dos números de feminicídio e de violência contra a mulher". 

Ela afirma, ainda, que, apesar do Agosto Lilás ser um mês simbólico, com a finalidade de dar maior visibilidade às discussões acerca do tema, a Patrulha Maria da Penha "está o ano todo fazendo o trabalho de combate, salvando a vida de mulheres", ressalta a coordenadora.

Segundo o relatório das ações desenvolvidas pela PMP, entre maio de 2019 e agosto do presente ano, 124 mulheres foram atendidas pela Patrulha, e mais de 8.400 visitas e patrulhamentos preventivos, relativos às assistidas, foram realizados. Também foram registradas 36 ocorrências e 22 prisões de supostos agressores das mulheres acompanhadas pela PMP.

Atualmente, 35 mulheres recebem a assistência e todo o aparato necessário da GMA e da Prefeitura de Aracaju. 

"É a partir da denúncia que a gente consegue quebrar o ciclo da violência e manter a vida da mulher. Além de denunciar, é preciso saber se está, ou não, em um relacionamento abusivo, desta forma, há uma chance maior de evitar agressões graves ou o feminicídio, de fato", frisa Vileanne.