Defesa Civil de Aracaju atende ocorrências relacionadas aos ventos fortes na capital

Defesa Civil
31/08/2022 15h13

Nas últimas 48 horas, a capital sergipana registrou rajadas de vento com velocidade que variou entre 40Km/h e 50Km/h, conforme indicado em alerta emitido pela Defesa Civil de Aracaju, na segunda-feira (29) e renovado na terça-feira (30). O órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) permanece em atenção para a prevenção de riscos e atendimento à população.

Foram registradas, através do número emergencial 199, até o início da tarde desta quarta-feira, 31, quatro ocorrências provocadas pelo vento forte. Entre elas estão a queda de uma árvore, no bairro Cidade Nova, e de uma placa publicitária, no Jabotiana.

Durante o período do alerta, a Defesa Civil também atendeu a duas ocorrências relacionadas ao risco de queda de duas árvores, sendo uma delas no bairro Marivan e outra no bairro Mosqueiro. Além disto, foram atendidos dois chamados relacionados a risco de desabamento, esses sem relação com os ventos fortes.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, indica que todas as ocorrências foram devidamente atendidas e que a Prefeitura da capital fez o recolhimento da árvore colapsada no bairro Cidade Nova, por meio das equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

"Atuamos com rápida resposta e de maneira integrada com os demais órgãos da gestão municipal. Permanecemos com equipes em atenção para o alerta que segue em vigor até a noite desta quarta-feira", afirma Rabelo.

O coordenador reforça que a população deve adotar algumas medidas de segurança durante a incidência de ventos fortes. "A população não deve se abrigar debaixo de árvores ou próximo a painéis de publicidade. Manter atenção às coberturas de garagens e residências, principalmente as que possuem material em fibrocimento, por serem mais leves. Para qualquer situação de risco observada, deve acionar a Defesa Civil, imediatamente", destaca.

Serviço emergencial

O serviço emergencial 199 funciona 24h, todos os dias da semana. Também é possível receber os alertas do órgão, no celular, de forma gratuita. Para se cadastrar é preciso enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 e inserir no campo da mensagem o CEP da localidade sobre a qual deseja ser informado.