Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuvas moderadas para as próximas 24h

Defesa Civil
01/09/2022 10h59

Na manhã desta quinta-feira, 1º, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, emitiu alerta de chuva moderada a forte para as próximas 24h, na capital sergipana.

O aviso foi encaminhado através do serviço SMS 40199, baseado nas previsões meteorológicas confirmadas pelo ClimAju, que, através do monitor de chuva, já registrou o acumulado de 32 milímetros, nas primeiras horas do dia, com maior incidência na região central de Aracaju.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que o volume desta manhã corresponde a 50% do esperado para todo o mês, com base nos dados atualizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

"Somente nas primeiras horas do dia atingimos metade da média histórica registrada para todo o mês, que é de 61 milímetros de chuva. A cidade responde bem às precipitações e nossas equipes reforçam o monitoramento, principalmente nas áreas de risco da capital", pontua o coordenador.

A população deve ficar atenta aos sinais de possíveis riscos, como postes e árvores inclinadas, em áreas de encosta; surgimento de rachaduras ou afundamento do solo. Também é importante evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar debaixo de árvores ou próximo aos painéis publicitários.

Em qualquer situação de anormalidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do número emergencial 199. "Mantemos equipes de prontidão 24h, para realizar avaliações de risco, orientar a população e adotar as providências cabíveis conforme seja necessário", destaca Rabelo.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento das condições meteorológicas em tempo real, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju , também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.