Técnicos da Prefeitura conversam com contadores sobre processo de abertura de empresa

Fazenda
01/09/2022 19h28

Para atualizar os profissionais contadores a respeito do processo de abertura de empresa e melhoria do ambiente de negócios na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou um bate papo com a categoria, nesta quinta-feira, 1º de setembro. O evento contou, ainda, com o apoio do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap), e do Conselho Regional dos Contadores (CRC). 

 

Com a publicação do Decreto 6.776/2022, ainda no primeiro semestre, foram implementadas várias alterações que impactam no processo de abertura de empresa, tais como o usuário do escritório virtual e a ampliação desta modalidade para o coworking, que é o escritório compartilhado; a abertura de empresa na própria residência do empresário, o chamado escritório de contato; entre outros.

 

“São mudanças importantes que os contadores precisam estar atentos para que a agilidade no processo de abertura de empresa e, consequentemente, o ambiente de negócios em Aracaju, não sofra um impacto negativo”, ressalta o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários da Semfaz (DTM), Carlos Augusto de Oliveira, que fez uma demonstração detalhada sobre o sistema utilizado, a consulta de viabilidade e o processo para solicitação da inscrição municipal na capital. 

 


A gerente de Ações Estratégicas da Vigilância Sanitária, Jaquelene Andrade, também falou aos contadores e apresentou o Sistema Agiliza e a Plataforma AjuInteligente, esclarecendo os principais pontos de entrave apontados pelos profissionais e alguns procedimentos que podem emperrar a finalização do processo.

 

“É muito importante essa aproximação entre a Vigilância e esse núcleo de profissionais que mais lida com essa determinada atividade. Como resultado dessa aproximação queremos a redução de dúvidas e a facilitação do trâmite nos processos”, complementa.

 

Os participantes também conversaram com a especialista em Licenciamento e Gestão Ambiental, Gabriela Almeida, que falou sobre a necessidade ou não de se solicitar o licenciamento ambiental em determinadas situações.  

 

Para a diretora administrativa do Sescap, Edivânia Alves de Souza, o momento foi uma troca muito proveitosa, onde o Sindicato pode expor as demandas mais pleiteadas entre a categoria.

 

“Apresentamos as nossas maiores dificuldades e fomos prontamente atendidos pela equipe da Prefeitura de Aracaju. As recentes mudanças são justamente para atender as novas necessidades do mercado, do mundo globalizado, e  também exigem de nós uma atualização constante. Precisamos cumprir a legislação, mas é necessário facilitar alguns pontos. Ficamos muito satisfeitos com esse momento e esperamos contar sempre com essa parceria”, analisa Edivânia.

 

Uma das participantes do evento, a contadora Cícera Maria Bispo, destacou a importância desse momento de comunicação com os órgãos municipais da prefeitura.

 

“No dia a dia, nem sempre é possível que a gente tire essas dúvidas que surgem na rotina de trabalho. Então foi essencial essa oportunidade de troca, num evento muito esclarecedor, onde podemos tirar nossas dúvidas. Esse canal de comunicação é essencial para o melhor desenvolvimento do nosso trabalho”, pontua Cícera.