Defesa Civil de Aracaju participa de simulado de resposta a incidente com múltiplas vítimas

Defesa Civil
02/09/2022 17h09

Na manhã desta sexta-feira, 2, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do simulado de resposta a incidente com múltiplas vítimas, promovido pela Força Nacional do SUS, na capital sergipana. A atividade foi desenvolvida no Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, com a participação de diversos órgãos.

A ação integrou o curso de formação do Sistema de Comando de Incidentes, realizado em todo o Brasil com o objetivo de fortalecer a atuação do setor da saúde, de forma articulada com os demais atores estratégicos, para atendimento às ocorrências.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a participação da Defesa Civil de Aracaju ocorreu, com especial atuação, no setor de posto de comando do incidente. "A Defesa Civil de Aracaju foi convidada para fazer o comando dessa ocorrência. Esse simulado contribuiu para que todos os profissionais e órgãos envolvidos saibam como atuar e organizar essa possível ocorrência, em uma situação real. Desta forma, nos preparamos para proporcionar o melhor atendimento em desastres que envolvam múltiplas vítimas", considera o secretário.

A coordenadora-geral da Força Nacional do SUS, Pamela Moreira Costa, conta que o treinamento garante às possíveis vítimas um atendimento qualificado.

"Todas essas agências e órgãos integrados, trabalhando de forma coletiva, cada um com suas competências e responsabilidades, agilizam o processo, atuam no sistema de comando, determinam o que cada um pode trabalhar na cena, de modo que eles se integrem o máximo possível e atendam com maior agilidade e segurança", pontua Pamela.

Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Erika Alencar, o trabalho interligado dos órgãos envolvidos otimiza o tempo de ação.

"Nossa avaliação deste simulado é a mais positiva o possível. Com essa integração, temos um tempo de resposta muito mais ágil e um número de salvamento maior. Esse é o nosso objetivo quando reunimos todas as agências para pensar juntos e conseguir atuar de forma unida", avalia Erika.

Participaram do simulado os profissionais da Rede SUS, profissionais da rede privada de saúde, Forças de Segurança, equipes de Defesa Civil do estado e município, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, órgãos de trânsito, representações federais no território com interface em resposta a Emergência em Saúde Pública -ESP.