Prefeitura identifica e monitora novas manchas de óleo no litoral aracajuano

Meio Ambiente
09/09/2022 19h15

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), está realizando o monitoramento e a limpeza contínua de toda extensão do litoral aracajuano. A ação integrada, que conta com o trabalho de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e de outros órgãos ambientais, está sendo realizada desde a última terça-feira, 6, quando foram identificadas novas pequenas manchas de óleo na região litorânea da capital sergipana.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, neste momento, o óleo se encontra espalhado em pequenas quantidades ao longo da costa aracajuana. Dessa forma, a permanência do trabalho de limpeza e monitoramento é de extrema importância.

“A limpeza e monitoramento das praias tem sido realizado diariamente pela Emsurb e pela equipe de emergência ambiental da Sema. Desta vez, a dimensão é muito diferente e muito menor do que nós tivemos no passado. Não se encaixa em um desastre ambiental, mas é uma chegada de óleo que preocupa. Por isso, a Sema designou de imediato as equipes para realizar o trabalho de maneira contínua, utilizando todos os materiais tecnológicos disponíveis para verificar qualquer incidência de nova chegada de óleo”, frisou o secretário.

Em Aracaju, além da Sema, o monitoramento é feito pela Marinha, pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e os dados retirados desse monitoramento indicam os próximos passos das ações. Neste momento, apenas vestígios de manchas de óleo foram identificados, mas há a necessidade de um contínuo monitoramento, e também de uma limpeza mais delicada, fato que está demandando mais cuidado e atenção das equipes. 

O recolhimento do óleo é destinado para uma área de contenção do material e, a partir desse processo, uma empresa contratada pela Petrobras faz a devida destinação do resíduo de forma ambientalmente correta e adequada.

O assessor de geoprocessamento da Sema, Roberto Andrade, reforçou a importância de manter as ações de monitoramento das praias, já que é dessa forma que o órgão identifica os locais que mais precisam e demandam o trabalho das equipes de limpeza, percorrendo regularmente toda a área da praia e marcando com o GPS os pontos mais afetados.

“As manchas de óleo estão aparecendo em, praticamente, toda a extensão de 22 km do nosso litoral. Para realizar a limpeza, juntamos os fragmentos de óleo utilizando um gadanho, depois peneiramos o que retiramos e acondicionamos em sacos plásticos, que são depositados em um local provisório montado pela Petrobras para serem recolhidos e levados para o destino final por veículos equipados e licenciados para o transporte de lixo tóxico”, destalhou Roberto.

Além do monitoramento e limpeza, a Prefeitura atua ainda com a ação de conscientização ambiental, abordando banhistas para alertá-los sobre os riscos do contato com o óleo.