Emsurb monitora e organiza passeios turísticos náuticos na Orla Pôr do Sol

Serviços Urbanos
12/09/2022 17h43

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju organiza a logística dos passeios turísticos náuticos na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro. Desta forma, a operação das pequenas e médias embarcações nos píeres fixo e flutuante ocorrem diariamente, das 8h às 17h, conforme critérios estabelecidos pela empresa municipal.

De acordo com a Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), a ordem de saída das lanchas e catamarãs acontece respeitando uma fila única, que evita abordagens aos visitantes e garante uma concorrência igualitária entre aqueles que exploram a região. 

“O controle feito pela Emsurb é semelhante ao serviço de táxi, ou seja, a embarcação que sai é a primeira da fila. Entretanto, caso a pessoa queira escolher algum barco em específico o barqueiro é autorizado a fazer o passeio mediante a orientação e monitoramento dos nossos fiscais. Esse trabalho é feito em conformidade com a legislação definida por meio de decreto municipal e resolução da Emsurb”, explica o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, ao destacar que a precificação do serviço não é de responsabilidade da administração do município.

Com relação a reservas e agendamentos, ele esclareceu que os mesmos podem ser efetuados diretamente com as 40 empresas cadastradas pela Emsurb e inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Governo Federal. “Para isso, o turista deve entrar em contato com as empresas através dos números disponibilizados em sites ou perfis de redes sociais”, informa.

Legislação

As diretrizes que regulamentam as atividades de embarque e desembarque no espaço foram oficializadas pelo Decreto nº 5.882, de 22 de março de 2019, e pela Resolução nº 01/2019, que estabelece as condições para utilização dos píeres.

“Nossa atuação tem o intuito de promover melhores condições de trabalho e segurança para os barqueiros, além de um melhor atendimento aos turistas e frequentadores nesta área que já se tornou um importante ponto turístico da capital”, reitera José Olino.