Prefeitura já realizou mais de 580 cirurgias e divulga fila de espera para castração de animais

Saúde
13/09/2022 15h43

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, há quase quatro meses, o cadastramento online para a castração de cães e gatos. O serviço é ofertado gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ) e já foram realizadas 582 cirurgias, sendo de 317 de felinos machos, 194 de felinos fêmeas e 71 de caninos machos.

De acordo com a veterinária e gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, a lista de espera das pessoas já cadastradas e para aqueles que desejam realizar o cadastramento, deve ser acessada através do link: https://bit.ly/3BCxa1C. “Neste link temos o formulário do cadastro que já vem sendo feito desde o dia 24 de maio e, agora, a lista da fila de espera, com o cadastro de quem tem algum documento pendente, ou o cadastro inválido, e os que ainda estão aguardando para a realização da castração”, explica. 

Inscrição

As inscrições seguem sendo realizadas, e as pessoas que tiveram seu cadastro cancelado podem fazer um novo cadastro, caso ainda tenha interesse. Para se inscrever no link, o responsável pelos animais deve acessar e preencher o formulário. O preenchimento é muito simples, mas, caso haja alguma dúvida, os tutores podem entrar em contato com o CCZ pelo 3179-3564, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Critérios para ter acesso ao serviço

Os responsáveis tutores devem ter renda de até 1,5 salário mínimo (contracheque ou comprovante de algum benefício do governo). As pessoas que se encontram desempregadas, para se cadastrar, devem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro de referência para emitir a Ficha Resumo e anexá-la no cadastro como comprovação de renda. Apenas informar que não possui renda não validará o cadastro

“Poderão cadastrar até cinco animais. Os cães e gatos devem ter idade entre 4 meses e 8 anos de idade; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica, assim como também as ONGs, Projetos e Protetores Independentes”, reforça Marina. 

Durante a inscrição, é necessário anexar carteira de identidade e os comprovantes de renda e residência em Aracaju. Já no caso das ONGs, será necessário ter CNPJ, comprovante de endereço e documento de identificação do responsável.

“Após o período de cadastro, os tutores são chamados seguindo uma ordem, em uma semana ou 15 dias antes para que tenham tempo para se programar. Então, eles vêm para o CCZ, onde os animais fazem o procedimento. Normalmente, os felinos passam por uma avaliação e a cirurgia já acontece no mesmo dia. Já os cães, passam por uma consulta pré-operatória, com coleta de sangue e avaliação física, e quando recebemos os resultados, informamos aos tutores se os animais estão aptos para a cirurgia”, enfatiza a gerente.

Castração

O procedimento cirúrgico previne doenças, o que tende a prolongar a vida do animal, como câncer de próstata, de útero e mama, reduz a agressividade e, ainda, diminui a demarcação de território.

“Após a castração, o animal também precisa de cuidados básicos como fazer os curativos no local da cirurgia e administrar de maneira correta os medicamentos prescritos (antibiótico e anti-inflamatório). Após o prazo de 15 dias, é feita a retirada dos pontos, que pode ser feita aqui no CCZ. Antes desse período, orientamos para que as fêmeas usem uma roupinha para evitar contato com os pontos, e para os cães orientamos a utilização do colar elisabetano para evitar lamber o local da cirurgia”, orienta Marina Sena.