Aluna da rede municipal de ensino conquista 1º lugar no Prêmio MPT na Escola

Educação
14/09/2022 14h08

Desde o início do ano letivo 2022, os estudantes da rede municipal de ensino vêm passando por uma série de ações para potencializar a leitura e a escrita, como ferramenta para a alfabetização. Esses esforços já trazem resultados significativos para a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Um deles é a conquista do primeiro lugar, na categoria Poesia, no Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), pela aluna Gabriela Fontes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, do bairro Olaria.

O tema do prêmio, para este ano, foi “A escola no Combate ao Trabalho Infantil", abrangendo  alunos do 4º, 5º,6º e 7º anos de todo Sergipe. A solenidade de premiação será realizada pelo MPT-SE no dia 11 de outubro, na Biblioteca Epiphanio Dória. Mais adiante, em data a ser divulgada, Gabriela irá para Brasília, participar da etapa nacional do concurso e representar Sergipe em sua categoria. 

 As turmas do 6º e 7º ano da Emef começaram a se preparar para o Prêmio em junho, quando os estudantes passaram por uma série de oficinas de Redação, onde foram trabalhados os gêneros textuais e a elaboração de textos.

Para a aluna, essa colocação foi um grande incentivo para se dedicar ainda mais ao aprendizado escolar. Ela diz que, além das atividades que a professora passou, e de sua dedicação, sua família a ajudou a construir as estrofes.

"Minha mãe e meu irmão me acompanharam o tempo todo que eu estava escrevendo. Diziam o que podia rimar, quais palavras eu poderia escolher para ter coerência. Então, não tem como expressar a felicidade que senti na hora em que soube que eu tinha ficado em primeiro lugar. Espero conseguir muito mais e esse, com certeza, será o primeiro de muitos prêmios. Pretendo criar bem mais coisas e também poder falar de temas assim", expressa Gabriela. 

Professora e orientadora neste trabalho, Cássia Cristina dos Santos diz que busca abordar sempre, entre seus alunos, temáticas atuais que levem à reflexão, aliando tais temas à aprendizagem dos conteúdos vistos em sala de aula.

"O prêmio é uma iniciativa que incentiva a poesia e a escrita como um todo, além de educar nossos jovens para a questão do trabalho infantil. Neste mês, temos o Setembro Amarelo, por exemplo, e já estou estimulando a pensarem e contextualizando. É importante abraçarmos esses assuntos", pontua a professora.