Fotografia e desenho são trabalhados em oficinas da grade curricular da Valdice Teles

Cultura
14/09/2022 14h52

Estão sendo realizados, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, as oficinas de fotografia e desenho. As aulas fazem parte da grade curricular da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Prefeitura Municipal de Aracaju, gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que expandiu suas atividades para novos polos.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, explica que "a Escola de Arte ampliou os conteúdos oferecidos neste semestre com a entrada das linguagens de fotografia e artes visuais [desenho], Com excelentes profissionais à frente desses cursos, com certeza eles vão render bons frutos, para que o retorno para a sociedade ocorra na forma de obras de arte produzidas em suas oficinas".

O curso completo de fotografia acontece todas às segundas e quartas-feiras. Nele, os alunos aprendem, através de aulas teóricas e práticas, técnicas de fotometria, composição, propriedade da luz e direção de pessoas para trabalhar no ramo da fotografia. 

De acordo com o professor Daniel Barbosa “essa é a primeira vez que a Funcaju oferta um curso de fotografia, através da Escola de Artes Valdice Teles, e isso é extremamente positivo. Quero parabenizar a iniciativa por ofertar oficinas em mais linguagens artísticas, além da música e da dança que já são ofertadas há um tempo”. 

Já o curso de desenho “Experimentando Desenho e Gravura” proporciona aos participantes desde o simples gesto de segurar um lápis, até o desenvolvimento da prática do desenho, através da educação do olhar e da experimentação de diferentes materiais como o grafite, o carvão, lápis de cera e pastel. 

Para o professor de desenho, Vinícius Tavares, “está sendo ótimo realizar esse curso. Principalmente por ser, tanto uma novidade para mim, quanto para os alunos. Esta é uma das primeiras turmas de desenho ofertadas e até a realização na biblioteca é algo novo, já que as oficinas, antes, eram sempre realizadas na Escola de Artes Valdice Teles”.