Liberação de espaços públicos para plantio de ôrganicos é tema do podcast desta quinta, 15

Comunicação Social
15/09/2022 08h00

Disponibilizar espaços públicos para o plantio e cultivo de alimentos sem agrotóxicos. Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, ao desenvolver o projeto Cultivando Cidadania. A iniciativa de inclusão produtiva foi criada pela atual administração, no ano de 2017, e fomenta a autonomia de cidadãos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.

O projeto também promove a geração de renda por meio da venda dos produtos. Podem participar do projeto famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para programas sociais acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju. A pessoa interessada pode fazer a solicitação no próprio Cras ou entrar em contato por meio do número de telefone (79) 4009-7862. Atualmente, o projeto é implantado em oito locais.

Limpeza praias

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realiza o monitoramento e limpeza de toda extensão do litoral aracajuano, desde o início do mês quando surgiram novas manchas de óleos. A ação é integrada e conta com o trabalho de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e de outros órgãos ambientais.

Além do monitoramento e limpeza, a Prefeitura atua ainda com a ação de conscientização ambiental, abordando banhistas para alertá-los sobre os riscos do contato com o óleo. O material recolhido é levado para uma área de contenção do material e, a partir desse processo, uma empresa contratada pela Petrobras faz a devida destinação do resíduo de forma ambientalmente correta e adequada.

O Cidade em Ação

Esses assuntos estão na edição desta quinta, 15, do podcast A Cidade em Ação. O programa, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), aborda temas de interesse da população aracajuana. Todas as edições podem ser acessadas, a qualquer momento, nos perfis da prefeitura nas plataformas digitais de transmissão de áudio e vídeo.