Prefeitura realiza blitz educativa sobre preservação do patrimônio público no 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
15/09/2022 16h05

Os moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março vêm sendo beneficiados por diversas obras de infraestrutura social e urbana proporcionadas pelo “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro” da Prefeitura de Aracaju.

Preocupada em fortalecer a capacidade de autogestão da comunidade do 17 de Março no cuidado com os patrimônios públicos, a equipe do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, desenvolvido pela administração municipal, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, nesta quinta-feira, 15, a “Blitz de Educação Patrimonial”, na praça 2, orientando os moradores sobre como também podem auxiliar a preservar os locais de convivência comunitária.

De acordo com a assistente social do PTS dos Equipamentos Públicos, Tereza Cristina Santana, a ação é uma atividade extra que corresponde ao eixo de preservação e conservação do patrimônio público. O local e horário escolhidos foram estratégicos para alcançar um número maior de pessoas e contemplar todas as faixas etárias.

“Estamos em umas das praças da primeira infância. Aproveitamos o fluxo de pais e crianças que saíam da escola para abordá-los. Hoje, entregamos um folder com informações sobre o conceito de patrimônio, quais os tipos, números de telefone úteis e para denúncias de possíveis depredações. Nosso foco é sensibilizá-los sobre o uso correto das praças porque o espaço em si não pertence a um único indivíduo, pertence a todos, faz parte da comunidade. Fazemos também visitas domiciliares para falar sobre o funcionamento do nosso Sistema de Reclamações e Queixas, o SRQ, ampliando o canal de relacionamento com os moradores”, destaca Tereza. 

O casal Hudson Rezende e Fabiana Santos, moradores do bairro 17 de Março há 12 anos, passavam pelo local quando foram abordados pela equipe do PTS. Felizes, falavam sobre o desenvolvimento do bairro com a construção e revitalização de praças, da Maternidade 17 de Março, dentre outras unidades socioassistenciais.

“Com a chegada da maternidade, a economia vai crescer. Todas essas obras trazem benefícios para todos nós, para as crianças que gostam de brincar na praça. Depois que inaugurar a outra praça, meu menino vai querer ir para a casa da avó todos os dias. Em frente à minha casa, também tem uma praça. Já tentei plantar algumas mudas, mas arrancam toda vez. É bom conhecer essas informações para sabermos como agir”, conta Fabiana.

“Toda urbanização traz benefícios, desenvolvimento econômico, segurança. A Prefeitura sempre olha para o lado de cá com muito carinho. É bom existir esse canal porque o pessoal é muito descuidado”, afirma Hudson. 

A dona de casa Ana Paula Santos foi buscar seu neto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, uma das obras do Programa com contrapartida do Município, localizada ao lado da praça.

“Fui uma das primeiras moradoras do bairro e a Prefeitura vem construindo muitas obras, ao mesmo tempo, as pessoas não cuidam. Então, esse momento de conscientização é muito bom. Se cada um fizesse sua parte em cuidar seria bom. Muitos têm receio de fazer alguma denúncia e existindo um número específico para isso sem nos identificar fica mais fácil de denunciar e conservar porque, aqui, é o futuro dos nossos filhos”, salienta Ana Paula. 

Antes da praça ser construída, o neto de Ana Paula, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), só gostava de ficar dentro de sua casa. Com a chegada das obras no bairro, sua rotina mudou. “A praça é um refúgio para ele, sendo uma grande ajuda para nós”, finaliza. 

Programa

O “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro” é um amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no ano de 2019 que prevê a construção de 15 equipamentos socioassistenciais.

Dentre as obras, estão um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).

Denúncia

Danificar ou destruir o patrimônio público é considerado crime. As denúncias podem ser feitas junto ao Sistema de Reclamações e Queixas (SRQ) do PTS, por meio dos telefones 0800 591 7214 (ligação gratuita) ou (79) 99931-9191 (ligação e WhatsApp), por e-mail, no cepecemaracaju.@gmail.com, ou pelo site no www.equipamentossociais.com.br. Não é necessária a identificação.

As reclamações também podem ser realizadas na Ouvidoria Geral do Município, discando 1622, ou na Guarda Municipal de Aracaju, pelos números 153 ou 98166-7790 (ligação e WhatsApp).