Saúde de Aracaju participa de estudo nacional sobre prevalência do HPV em adolescentes e jovens adultos

Saúde
15/09/2022 16h31

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está participando de estudo nacional de prevalência do HPV em adolescentes e adultos jovens, de 16 a 25 anos, com vida sexualmente ativa. Para essa avaliação, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram selecionadas pelo projeto para ofertar o exame que detecta o HPV.

O projeto Pop Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), junto ao Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre-RS.

O público, na faixa etária contemplada pelo projeto, pode comparecer à UBS Roberto Paixão, no bairro 17 de Março; UBS Augusto Franco, bairro Augusto Franco; UBS Edézio Vieira de Melo, bairro Siqueira Campos; e UBS Anália Pina, no Almirante Tamandaré, para realizar o exame. Além disso, o participante responderá um questionário sobre suas características pessoais e seu estado de saúde. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo.

“É importante ressaltar que estamos ofertando o exame nessas UBSs em decorrência do estudo. Lembrando que todo o processo é sigiloso e qualquer pessoa, na faixa etária informada, pode buscar esses locais, mesmo que não seja sua unidade de referência. Após a coleta do material para o exame, a pessoa recebe um código e uma chave para, depois, receber o resultado do seu exame, também de maneira sigilosa, através de uma plataforma virtual”, explica a assessora técnica da Diretoria de Inteligência em Saúde da SMS e coordenadora local da pesquisa Pop Brasil 2, Chenya Coutinho.

HPV

De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV, Papilomavírus Humano é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). 

Vacina

As doses da vacina contra o HPV são ofertadas pelo Ministério da Saúde e são indicadas para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. Com um intervalo de seis meses entre as duas doses, protegendo contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país (HPV 6,11,16,18). A vacina não é um tratamento, e sim uma forma de prevenção. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju estão à disposição para vacinar contra a meningocócica conjugada e contra o HPV, de segunda a sexta, das 8h às 16h e para receber as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente, cartão de vacinação e comprovante de residência.