Mobilidade: comunidade da zona Norte reconhece melhorias proporcionadas por obras estruturantes

Obras e Urbanização
16/09/2022 13h55

As obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Aracaju na zona Norte transformaram a paisagem urbana da região e ressignificaram a forma de vida das comunidades e sua relação com o ambiente. Sem poeira, lama, contato com animais nocivos e prejuízos materiais ou emocionais causados pelas chuvas, hoje os moradores possuem qualidade de vida.

O serviço realizado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) em bairros como Dom Luciano, Japãozinho e Soledade levou rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação e acessibilidade a locais que, antes, eram insalubres e, atualmente, vivenciam melhorias na saúde, no bem-estar e na autoestima dos moradores.

Entre as mudanças, um eixo diretamente modificado com as intervenções foi a mobilidade urbana. Sem urbanização, a dificuldade para transitar nas ruas era grande.

Dona Janicléia Oliveira Santos, autônoma, vive no loteamento Jardim Indara, no Dom Luciano, há 18 anos, e lembra dos antigos transtornos. “Antes da obra, a gente morava dentro da lama. Em época de chuva, a gente saía de casa porque tinha que trabalhar, mas era terrível o acesso para carro, moto, bicicleta, pedestre, era muito complicada a nossa situação. Mas, depois da reforma, melhorou 100%”, elogia.

Em uníssono, os moradores da zona Norte comenta que o asfalto mudou suas vidas.

“Aqui, antes, não passava nem carroça, ficava um pneu dentro do buraco e outro fora, e os carros não podiam encostar. Hoje, graças a Deus melhorou. Agora, tá um paraíso depois do que a gente passou, era buraco, era muita coisa. Em época de chuva, eu perdi a casa toda, os móveis por causa da água. Era muita coisa ruim, mas, agora, melhorou, valorizou os terrenos e tudo”, descreve Claudemir Lima Bispo, morador do loteamento Isabel Martins, na Soledade.

A comerciante Greice Tatiana, também moradora do loteamento Isabel Martins, conta que a falta de infraestrutura afastava as pessoas do seu estabelecimento, e isso trazia prejuízos financeiros. “ Quando chovia, todo mundo tinha dificuldade de se locomover. Atrapalhava o negócio porque as pessoas não queriam chegar perto. Depois da reforma, melhorou, as pessoas têm mais como chegar sem colocar o pé na lama”, elogia.

José Rivaldo Batista foi um dos primeiros moradores a chegar ao Japãozinho. Para ele, a qualidade de vida só chegou com as intervenções da Prefeitura.

“Ninguém nunca resolveu os problemas daqui. Até há pouco, era um bairro esquecido. Até que a Prefeitura tirou a gente do buraco e da lama. Hoje, vivemos bem no nosso bairro graças ao poder público”, agradece o carpinteiro.

Um relato comum é de que ambulâncias, viaturas de polícia, veículos de transporte por aplicativo e entregadores tinham dificuldades para acessar estas localidades.

“Agora a gente consegue transitar por aqui em paz. Tudo mudou. Como morador, eu aprovo o asfalto, a melhor coisa que fizeram para nós moradores. Hoje, as pessoas vêm mais ao meu bar. Antes, as pessoas tinham que descer na entrada do loteamento e vir caminhando na lama, mas, hoje em dia, pode chamar carros de aplicativo, que entram sem medo”, rememora José Rivaldo.

Infraestrutura completa

Nos últimos anos, a Prefeitura entregou obras estruturantes nos loteamentos Rosa do Sol, Isabel Martins, Santa Catarina e Guarujá (Soledade); Jardim Indara, Tia Caçula, Moema Mary e rua Alagoinhas e entornos (Dom Luciano); e no bairro Japãozinho. Foram investidos quase R$ 50 milhões, beneficiando com pavimentação, redes de drenagem e esgotamento sanitário, passeios, meio-fio e acessibilidade, além de iluminação em LED, a cerca de 120 ruas, travessas e avenidas destes três bairros. Outro trabalho marcante da gestão municipal aconteceu na avenida Euclides Figueiredo. Além de solucionar, de forma definitiva, o problema dos constantes alagamentos na região, a Prefeitura também melhorou as condições da via, com o recapeamento asfáltico.

No último dia 23, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou o início das obras de infraestrutura no loteamento Jardim Copacabana, no bairro Porto D'Antas. São oito ruas beneficiadas, a partir de investimento de R$ 3,6 milhões.