Prefeitura de Aracaju realiza seminário para professores de Educação Física da rede municipal

Educação
16/09/2022 14h32

Durante toda esta sexta-feira, 16, professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Aracaju participaram de um seminário promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), cujo tema foi ‘Avaliação Motora: intervenções nas aulas de educação física escolar’. O encontro aconteceu no auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos. 

O seminário teve como objetivo dialogar com o corpo docente acerca da recomposição da aprendizagem dos estudantes, prejudicada pela pandemia, a partir das aulas de educação física. O evento contou com palestras dos professores doutores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Francisco Rosa Neto, Hamilcar Silveira Dantas Júnior e João Carlos do Nascimento Melo, que compartilharam a experiência do Projeto Erguer, desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino.

Representando o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a secretária-adjunta, Maria Antônia de Arimateia, destacou o empenho do grupo de professores do componente curricular e falou da importância da inserção da educação física como mais um componente na recomposição da aprendizagem.

“O seminário nos traz reflexões sobre como discutir educação física numa perspectiva de contribuir cada vez mais para essa recomposição da aprendizagem, para avaliar e entender como o aluno se encontra e contribuir para que essas aprendizagens possam ser construídas. Precisamos sair dessa zona de conforto e mostrar que todos nós precisamos avaliar, encontrar caminhos para melhorar a aprendizagem, para potencializar o nosso trabalho”, ressalta Maria Antônia. 

De acordo com o gestor da Coordenadoria de Educação Física e Esporte da Semed (Coefesp), José Robson dos Santos, o tema do seminário foi decidido pensando em construir estratégias para que a educação física escolar possa contribuir diretamente com a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

“Elegemos para o seminário a questão da avaliação. Estamos passando por constantes avaliações, seja do MEC ou avaliações da rede, e precisamos discutir onde é que a educação física vai se inserir nessas avaliações e onde ela pode colaborar. Hoje, tivemos palestras basicamente voltadas a este tema, reforçando o quanto são importantes as avaliações, para vermos como estão os alunos e, a partir daí, traçarmos planos de aprendizagem”, destaca José Robson.