Jogos da Juventude 2022: com apoio da Prefeitura, evento foi marcado por inovações

Juventude e Esporte
17/09/2022 20h32

Nos últimos 15 dias, Aracaju esteve movimentada pelo esporte. O Jogos da Juventude 2022 tiveram, nesta edição, a capital sergipana como sede e levou atletas e admiradores até a Orla da Atalaia, na zona Sul da cidade, e ao Estação Cidadania, no bairro Bugio, zona Norte. Neste sábado, o evento esportivo foi encerrado, tendo o apoio da Prefeitura de Aracaju. 

Mais de 4.100 jovens atletas, de todo o Brasil, com média de idade entre 15 e 17, povoaram a cidade com muito talento para competir nas 16 modalidades dos Jogos, sediados pela primeira vez na capital.

Com o enceramento do evento, Aracaju passou o bastão para a nova sede dos Jogos da Juventude, Ribeirão Preto/SP, mas deixou na memória uma edição pioneira em vários aspectos. Foi nessa edição dos Jogos em Aracaju que o COB inovou com a cobertura e transmissão ao vivo de jogos de todas as categorias; com o lançamento do aplicativo da competição; com a implantação do modelo de seleções estaduais; e, ainda, com o lançamento do Mascote Oficial: o Bamba.

Segundo o secretário municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju, Sérgio Thiessen, “mais uma vez nossa capital foi sede e ofereceu apoio a um grande evento esportivo, possibilitando que o nosso turismo e o comércio fossem fortalecidos. A presença de atletas, professores e torcedores de todos estados encheu nossa cidade de alegria e movimentou uma gigantesca cadeia de produtos e serviços". 

O secretário ainda fez questão de parabenizar o Governo do Estado de Sergipe, na pessoa da Superintendente Especial de Esporte, Mariana Dantas, pelo grande sucesso que foi o evento.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Kenji Saito, “Sergipe demonstrou todas as qualidades necessárias que viabilizaram a realização de um evento de sucesso. Os principais aspectos que tornaram possível foram: contar com uma rede hoteleira robusta em Aracaju, equipamentos esportivos de qualidade e uma excelente parceria com o Governo do Estado de Sergipe”.

Nesta edição, a campeã no quadro de medalhas foi a seleção do Estado do Paraná, com 35 medalhas de ouro e 78 no total. A seleção sergipana ficou na 20ª posição, com oito medalhas, sendo a única de ouro conquistada no Ciclismo, pelo atleta Daniel Santos, de 16 anos, que participou dos Jogos pela primeira vez.

“Representar Sergipe foi uma responsabilidade enorme, mas um prazer inestimável. Sem dúvidas, vender em casa foi um momento indescritível, de êxtase total. Tenho comigo o orgulho e a gratidão por essa conquista que não é só minha, mas de todo o povo sergipano”, ressalta o ciclista que pratica a modalidade desde 2017.

Os Jogos da Juventude 2022 foram organizados pelo COB e pelo Governo do Estado de Sergipe, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, que cedeu profissionais e espaços para a realização das disputas. A competição, além de valorizar a estrutura esportiva da capital, movimentou, de forma significativa, o comércio e o turismo, já que, ao todo, foram mais de 32 mil diárias em 19 hotéis, além de mais de 60 mil refeições diárias servidas aos participantes durante os dias de competição.