Edvaldo recebe recenseador do IBGE em sua residência: "importante que todos participem"

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2022 10h26

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em sua residência, nesta segunda-feira, 19, uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para responder ao questionário do Censo 2022. O Censo é a principal ferramenta de conhecimento da demografia e das mudanças da população. Edvaldo divulgou sua participação no Censo como forma de estimular a população a recepcionar os recenseadores e fornecer as informações.

“Comecei o dia recebendo a recenseadora do IBGE, porque é muito importante que todos nós, cidadãos, possamos receber com tranquilidade os recenseadores e responder as perguntas do Censo. Através dele, vamos conhecer o nosso país, o quantitativo da população, os problemas e dificuldades do país. Através destes dados, o Poder Público poderá planejar suas atividades e construir um país melhor”, afirmou Edvaldo, em vídeo publicado em suas redes sociais.

O Censo deverá mostrar um raio-x do Brasil pós-pandemia. O país é signatário de convenções internacionais de estatística que padronizam e garantem a segurança de processos de coleta de dados em massa. Ao contrário de outras pesquisas, o Censo não é feito por amostragem. É feito em todas as residências. Segundo o IBGE, são 80 milhões de lares no Brasil. 

São dois tipos distintos de questionário: o simples e o completo. Em cada 10 entrevistas, 9 são do questionário básico e um mais longo. Através do questionário maior, o IBGE traçará um perfil muito detalhado de todos os municípios brasileiros. “Faço um apelo para que os aracajuanos abram suas suas portas e respondam ao questionário do Censo. É confiável e sigiloso”, reiterou o prefeito de Aracaju.

Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o  dia 29, foram recenseadas 58.291.842 pessoas, em 20.290.359 domicílios no país. Destas, 36,51% estavam na região Nordeste, 35,51% no Sudeste, 11,87% no Sul, 9,44% no Norte e 6,67% no Centro-Oeste. O total de população recenseada no período foi de 59.616.994. Estão em campo atualmente 144.634 recenseadores.