Semana do Teatro inicia com apresentação de peça infantil sobre o meio ambiente

Cultura
19/09/2022 16h40

Em comemoração ao Dia do Teatro, celebrado nesta segunda-feira, 19, alunos da Escola Estadual Francisco Portugal e o público geral puderam assistir e se divertir, nesta tarde, com a primeira apresentação da Semana do Teatro. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju, ofereceu a peça “Reinos”, da Cia. É Arte, grupo de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que mostrou às crianças modos de cuidar da natureza.

“Esse tipo de apresentação é uma das melhores formas, não só de atrair público para Ivone de Menezes, mas, ainda, de passar a mensagem de forma descontraída e ter a atenção das crianças sobre a conscientização, o cuidado com o meio ambiente. A Biblioteca também tem esse papel de educação ambiental para com sua comunidade, além de comemorar, tanto o Dia do Teatro, neste dia 19, como o Dia da Árvore, no dia 21”, explica a coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso. 

O ator André Marques comenta o papel da Cia. É Arte em sempre levar a escolas e bibliotecas o conceito da educação ambiental para as crianças. 

“É um trabalho lúdico que fazemos na Sema, junto com a trilha teatral Jacará. Nós, do setor ambiental, junto com a equipe de teatro, criamos o roteiro pensando sempre nos assuntos importantes, os passando de maneira bastante lúdica para que a criança possam aprender e absorver o conhecimento. Apresentar para eles é maravilhoso”, ressalta André.

A engenheira Aila Dias soube da programação da Semana do Teatro pelas redes sociais da Funcaju, e trouxe sua filha Laura, de 3 anos, para assistir à apresentação.

“Tudo referente ao meio ambiente eu procuro envolvê-la. Para a criança, é essencial ter esse contato sobre a natureza, em desenvolver essa consciência, por isso tem que dar orientação. A peça teatral foi ótima, bastante lúdica, ela gostou bastante”, comenta Aila.

A Semana do Teatro conta com mais três apresentações, na quarta-feira, 21: às 10h e 14h é possível assistir à peça “As Aventuras da Nina”, da Cia Cones (SMTT); e às 20h, na sede do grupo Imbuaça, a Turma 2022 apresenta a peça “Antígona”.

Programação 

Data: 21/09 (quarta-feira)
Espetáculo: Se Essa Rua Fosse Minha
Cia. Cones (SMTT)
Horários: 10h e 14h, manhã e tarde.
Local: Biblioteca Ivone de Menezes
Endereço: Final de Linha do Augusto Franco

Data: 21/09 (quarta-feira)
Experimento cênico: Antígona
Turma 2022 - Imbuaça
Horário: 20h
Local: Sede do grupo Imbuaça
Endereço: Rua Muribeca, 4, Santo Antônio.
Sujeito à lotação