Prefeitura conscientiza condutores e pedestres através de ações educativas para o trânsito

Agência Aracaju de Notícias
20/09/2022 08h57

Conforme levantamento realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em 2022, foram registrados, até o momento 2.443 acidentes de trânsito, 282 registros a mais que o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 2.161 acidentes. O mesmo levantamento apontou que as principais vítimas têm sido motociclistas, pedestres e ciclistas.

Justamente para evitar que esse tipo de registro ocorra que o órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju desenvolve, durante todo o ano, ações educativas para conscientizar condutores e pedestres.

A representante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET/SMTT), Heloísa Rezende, afirma que grande parte dos acidentes de trânsito continua acontecendo por questões de imprudência.

“Dois pontos chamam bastante atenção quando estamos realizando as ações: a falta de respeito à faixa de pedestre, essa é uma prática constante em Aracaju onde os condutores alegam ter medo de uma colisão traseira e acaba não dando a preferência; e o uso do celular”, aponta Heloísa.

Respeito e responsabilidade no trânsito é dever de cada um, entretanto, como forma de conscientizar a população, constantemente a SMTT realiza ações educativas em escolas e nas principais vias da cidade, visando disseminar as boas práticas no trânsito. Ainda de acordo com Heloísa Rezende, a realização dessas ações têm como foco principal a redução do número de acidentes.

“A gente trabalha com mudança de comportamento. Percebemos que ainda existe um alto número de acidentes, mesmo em vias sinalizadas, e isso significa que a falta de atenção, principalmente pelo uso do celular, faz com que os acidentes aumentem. Então, nosso trabalho é voltado para sensibilizar os condutores para que eles deem preferência aos pedestres, que é a parte mais vulnerável do trânsito”, explica a representante.

Ações educativas

A SMTT realiza um trabalho rotineiro de levar mensagens educativas para a população, sempre reforçando que a educação é muito importante no trânsito. Essas ações são desenvolvidas em pontos estratégicos da cidade para justamente atingir o maior número possível de pessoas. As mobilizações contam com entrega de panfletos educativos e com paródias apresentadas pelo grupo de teatro da SMTT, formado por estagiários da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Nossa abordagem é por meio de placas que contêm mensagens chamando atenção dos condutores para a faixa de pedestre, o uso do cinto de segurança, evitar o uso de celular porque isso também contribui para a redução de acidentes”, detalha Heloísa.

O comerciante Enaldo Teles considera a ação educativa da muito importante para a formação do condutor “porque alerta os condutores sobre a importância de deixar o pedestre passar. Tem muitos motoristas que não respeitam isso, mas todos deveriam dar essa preferência aos pedestres, assim como eu”, considera..

Já nas escolas, esse trabalho está em acordo com o Art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual estabelece que as atividades de educação para o trânsito devem ser promovidas desde a pré-escola, por meio de um planejamento e de ações coordenadas entre os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e a rede de ensino.

A coordenadora pedagógica de uma escola localizada no bairro Jardim Centenário, Jocélia da Silva Pereira, acredita que essas ações dentro da escola modificam positivamente a vivência dos alunos.

“Acreditamos que quanto mais cedo a gente começar a trabalhar esse assunto relacionado ao trânsito com nossas crianças, eles se tornarão adultos mais conscientes e também vão levar essas informações sobre as leis e sobre as regras de trânsito para os seus pais. Essa ação é essencial para a formação pedagógica e temos certeza de que nossas crianças farão a diferença no futuro”, completa Jocélia.