Através de ações públicas e apoio da população, Prefeitura promove arborização na capital

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2022 07h00

Com diferentes alturas, partindo das mais imponentes, até aquelas um pouco modestas, mas com características fisiológicas sempre distintas e únicas, as árvores, para além de ornamentar e promover um ambiente mais agradável nas cidades, são responsáveis também por reduzir a quantidade de CO2 da atmosfera e por manter mantém uma relação direta com a população local, que surge a partir do seu plantio, passando pelo cuidado e acompanhamento do crescimento, estabelecendo um vínculo afetivo e cultural com as pessoas de uma rua, um bairro e até mesmo de uma cidade inteira, afetando diretamente a saúde da população que vivem, sobretudo, nas áreas urbanas.

Em Aracaju, com o intuito de garantir para todos esses benefícios proporcionados pelo simples ato de plantar árvores, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já realizou o plantio de cerca de oito mil mudas de árvores que se encontram espalhadas nas avenidas, ruas e praças da cidade, todas elas plantadas de forma estratégica para atender requisitos estabelecidos pelo Plano Municipal de Arborização, sendo, na grande maioria, árvores nativas e de boa condição de arborização.

Através dos projetos “Carro da Árvore”, “Plante com a Gente” e o “Inventário de Arborização”, a gestão municipal segue uma estratégia de planejamento que permite o plantio e a preservação dessas novas mudas, ações que fazem parte do programa “Aracaju Mais Verde”. Além disso, a Prefeitura garante ainda a manutenção e os devidos cuidados a serem mantidos com aquelas árvores mais velhas, que fazem parte da história e do desenvolvimento da cidade ao longo dos anos, integradas diretamente na vida cotidiana da população, tornando mais agradável o dia a dia na cidade.

“Dessa forma, a Prefeitura de Aracaju estabelece na cidade o Aracaju Mais Verde, um programa de arborização abrangente, com ações combinadas que convergem para um objetivo comum, que é aumentar a quantidade de verde por habitante na cidade, melhorar as condições que elas se encontram, fazer um melhor posicionamento da cidade, no que diz respeito a uma ação local de enfrentamento às questões climáticas, todo um contexto de arborização, combinado de forma que envolve o poder público, a contratação de terceiros, e contando, claro, com a participação da população”, destacou o secretário da Sema, Alan Lemos.

Carro da Árvore

Periodicamente, o Carro da Árvore, um caminhão carregado com diferentes espécies de mudas prontas para o plantio, circula pelos bairros de Norte a Sul da capital sergipana, possibilitando que, de forma gratuita, os moradores possam retirar, no conforto de sua casa, a planta de sua preferência, contando com ajuda de técnicos nesse processo de escolha, a fim de definir a melhor espécie para ser cultivada no espaço disponível para o plantio em cada residência.

Desde que começou a funcionar na cidade, em julho de 2021, esse projeto já entregou mais de 940 mudas que se integram às outras árvores já plantadas na cidade, tornando o município mais verde, proporcionando qualidade de vida para os aracajuanos. Essa ação se integra ainda a disponibilização de mudas para a população para serem retiradas diretamente no Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira, na Zona Sul da cidade. No local, cada morador pode retirar até duas mudas para serem plantadas e cultivadas em sua própria residência.

Plante com a Gente

Além do “Carro da Árvore”, a secretaria do município conta ainda com um outro projeto, chamado “Plante Com a Gente”, ação que tem como objetivo principal levar toda logística operacional de plantio para a comunidade solicitante. Através dele, escolas, associações e organizações se somam ao poder público com o intuito de tornar suas comunidades mais arborizadas.

Essa iniciativa da Sema consiste no plantio de novas mudas nas áreas da cidade que demandem de arborização, onde a própria população se compromete em realizar os cuidados com essas árvores, irrigando a muda periodicamente até o seu pleno desenvolvimento, tornando direta a participação dos moradores do município nesse processo, garantindo também, desta forma, a conscientização dos aracajuanos sobre a necessidade crescente de termos nossa cidade cada vez mais verde.

Inventário de Arborização

O Inventário de Arborização se trata de um estudo técnico da Prefeitura em que constam os estudos das condições das árvores existentes nas praças, ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de analisar a situação de cada uma delas, os tipos de árvores existentes em diferentes locais da capital, se há incidência insuficiente de árvores e, paralelamente, a possibilidade de plantio de novas mudas nessas regiões. Através desse inventário, que atualmente se encontra em fase de execução, será possível realizar também a atualização do plano de arborização da área pública da cidade.

Esse projeto faz parte da política pública do município que envolve a responsabilidade da gestão, não apenas com a manutenção das árvores, mas também da segurança das pessoas que vivem em Aracaju, uma vez que o inventário permite um diagnóstico preciso das condições dessas árvores, melhorando a capacidade do município de planejar a arborização. A ferramenta utilizada para realizar esse levantamento foi desenvolvida pela própria Sema, um software de acompanhamento e localização que será totalmente disponibilizado para a população a partir do ano que vem.

Tombamento de Árvores

Além do plantio de árvores na cidade, realizado por meio dos projetos já mencionados, a Prefeitura inclui ainda no programa Aracaju Mais Verde o Tombamento de Árvores, um processo que, por determinadas motivações e fatores, estabelece que uma árvore venha a ser tombada, de forma semelhante à que ocorre com prédios históricos, ou seja, essa árvore passa a ficar imune ao corte ou qualquer outro tipo de ação ou interferência que venha a prejudicá-la, garantindo proteção e que a mesma seja preservada em condições adequadas.

Para que uma árvore venha a ser tombada, a Sema analisa critérios específicos já estabelecidos, como o interesse botânico para a comunidade, o fato de ser uma árvore rara, espécies que sejam grandes produtoras de sementem que garantam a perpetuação dessas árvores - principalmente daquelas que sofrem risco de extinção -, interesse paisagístico, localização ou características fisiológicas que sejam determinantes para o reconhecimento de seu valor para o município.

Atualmente, a capital sergipana possui seis árvores que, baseadas nesses princípios básicos, entraram no processo de tombamento e hoje são protegidas e preservadas para essa geração e também para as gerações futuras, destacando o valor ambiental e cultural desses bens naturais para Aracaju e toda a população, bem como enfatiza os esforços da gestão municipal para tornar a cidade mais verde e demonstra para a comunidade a necessidade dos cuidados para com as árvores da capital sergipana como um elemento que faz parte da cidade e que promove o benefício coletivo.