Ciclo de debates trata sobre inclusão de pessoas com deficiência em políticas públicas

Assistência Social e Cidadania
22/09/2022 16h13

Esta quinta-feira, 22, segundo dia da “XIV Semana da Acessibilidade” que, neste ano, traz como tema “Direitos e Igualdade”, foi o momento de reunir órgãos da sociedade civil e cidadãos no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase) em torno de discussões sobre inclusão social de pessoas com deficiência em políticas públicas. 

O evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Diretoria de Direitos Humanos (DDH), da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

De acordo com a presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcellos, os debates foram divididos em quatro blocos e ocorreram durante todo o dia com o intuito de discutir os desafios e avanços dos direitos assegurados ao público.

“O tema deste ano nos leva a discutir sobre os direitos e a luta pela igualdade, lembrando que é uma luta de todos, não apenas das pessoas com deficiência, para que esses direitos sejam garantidos. É necessário derrubarmos as barreiras atitudinais, de preconceito enraizado. Precisamos conscientizar a todos que eles podem e devem, sim, estar inseridos onde eles quiserem, seja no mercado de trabalho, no esporte, no lazer ou na cultura, dentre outros espaços”, destaca Natália. 

Foram abordados temas como “Inclusão pelo trabalho”, pela advogada trabalhista Lilian Jordeline e o empreendedor, Breno Nunes; “Inclusão pelo esporte”, pela vice-campeã brasileira de halterofilismo paraolímpico, Camilla Feitosa, e membro do esporte equestre em Sergipe, Marinna Melo; “Inclusão pelo turismo e lazer”, pelo integrante do projeto “Estrelas do Mar”, Nilan Santiago, acompanhado da fisioterapeuta, Mariana Machado; e “Inclusão pelas tecnologias assistivas”, pela jornalista Jéssica Vieira e o presidente da Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos (Assoa), Adilson Franco.

Para a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SE, conselheira titular do CMDPcD de Aracaju, Sheila Christine Santos, os debates também contribuem para o fortalecimento da autoestima do público. “São enriquecedores, estimuladores. Pessoas com deficiência quando vêem outras se inserindo na sociedade, tendo sucesso, incentiva, e em saber dos seus direitos e suas garantias, é gerar aquela sensação de que: eu também posso”, enfatiza. 

Para potencializar o dia de discussões, o vice-presidente do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) e empreendedor da sorveteria Il Sordo Gelato, empresa do ramo alimentício, Breno Nunes, contribuiu sobre sua experiência de vida com a surdez auditiva e na superação de barreiras.

“Apresentei como é a vida do surdo, como me desenvolvi, até ter a minha empresa, formada por pessoas surdas. Trago meu exemplo de vida. Trato os meus funcionários normalmente porque todos somos iguais e incentivo a acessibilidade de uma forma natural. Para mim, é muito importante estar aqui, para as pessoas perceberem que existe uma língua, existe a igualdade. Tento mostrar à minha comunidade que precisam buscar pelo que querem e mostrar a importância deles para a sociedade”, relatou por meio da Língua Brasileira de Sinais, com o auxílio de uma pessoa que traduziu os sinais em libras feitos por ele aos espectadores.

A palestra “Inclusão pelo trabalho” foi ministrada pela advogada trabalhista Lilian Jordeline. “Parabenizo pela iniciativa do evento porque essa temática é muito importante para a sociedade. Todos os temas relacionados à inclusão fazem parte da agenda da Organização das Nações Unidas, sendo uma missão constitucional trabalharmos com esse aspecto. Discuti o recorte da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, como elas se incluem, qual a legislação aplicada em cada caso e debatemos também sobre a importância da fiscalização no cumprimento das cotas”, contou.

Encerramento

Encerrando a Semana da Acessibilidade, um ato será realizado na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju, nesta sexta-feira, 23, com panfletagem, apresentações culturais promovidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e por alunos do Conservatório de Música do Estado de Sergipe, além de apresentação musical do cantor Victor Sertanejo.