Defesa Civil registrou acumulado de 567,9 mm de chuva durante o inverno em Aracaju

Defesa Civil
23/09/2022 17h43

O ano de 2022 tem sido marcado por chuvas além do quantitativo esperado para a capital, bem como uma maior incidência de ventos fortes. Por isso, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apresenta um balanço, com o acumulado das chuvas e das ocorrências registradas durante o inverno.

Os dados foram coletados pela Defesa Civil através dos pluviômetros distribuídos por toda a cidade, que integram o sistema de monitoramento da capital. Esse acompanhamento é realizado constantemente pelas equipes do órgão, a fim de evitar a exposição da população aracajuana às situações de risco.

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, conta que foram registrados 567,9 milímetros de chuva, considerando o início do inverno, 21 de junho, e o encerramento da estação, 22 de setembro. "Como característica desse inverno que passou, além do grande volume de chuvas, foi observado também a maior incidência de ventos fortes, quando comparado aos demais anos", ressalta.

Rabelo também explica que os ventos fortes acarretaram um número maior de demandas, relacionadas à queda de árvores, risco de queda de árvores e de painéis publicitários ou estruturas que são suscetíveis, quando há incidência de ventos mais intensos. Parte das ocorrências registradas durante a estação estavam relacionadas à avaliação de risco de desabamento e risco de deslizamento de terra.

Segundo o coordenador, em grande parte das avaliações realizadas pela Defesa Civil, não foram constatados riscos de eventos mais graves, "então podemos concluir que a cidade se comportou bem diante dos índices pluviométricos", garante Rabelo.

Ocorrências

Ao total, foram registradas pelo órgão, de junho até 22 de setembro, 713 ocorrências. Destas, 225 estão relacionadas às chuvas que incidiram na capital durante o inverno.

Do total de ocorrências registradas, mais de 50% faziam referência a risco de desabamento, um total de 115; 38 estavam relacionadas a inundação, enchentes ou alagamento; 15 tratavam de desabamento; 11 apontavam risco de queda de árvore; 6 eram referentes a deslizamento de terra; 5 a identificação de risco de deslizamento de terra; e outras 5, referentes a queda de árvores. Também foram registradas 31 ocorrências de naturezas variadas.