Defesa Civil leva conhecimento sobre prevenção de riscos à Emef Dr. Carvalho Neto

Defesa Civil
23/09/2022 20h04

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), visitou nesta sexta-feira, 23, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso, com o projeto Defesa Civil nas Escolas. A iniciativa visa conscientizar os alunos da rede municipal sobre as situações de risco e fomentar boas práticas junto à comunidade escolar.

A ação contribui para ampliar a resiliência da capital, como afirma o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo. "Faz parte do processo de construção de uma cidade resiliente ter a população consciente do impacto de suas ações na comunidade em que reside e o quanto essas atitudes podem favorecer esse processo. Nesse sentido, a resiliência da cidade não está ligada apenas às ações que a Prefeitura realiza, mas também às ações que advém da própria comunidade", frisa Rabelo.

Para o coordenador da Defesa Civil, a visita às escolas localizadas em áreas de risco auxilia na multiplicação dos conhecimentos que podem proporcionar impactos positivos, principalmente, no período com maior incidência de chuva.

"Orientando, por exemplo, uma turma de 30 alunos, não quer dizer que aquele conhecimento ficará restrito apenas àqueles alunos, mas que será reproduzido para os pais, parentes e amigos. Nós plantamos uma semente e esperamos que ela possa se reproduzir, atingindo um público maior", declara.

Exemplo disso é o aluno Davi Soares Silveira, de 14 anos, que não conhecia as ações realizadas pela Defesa Civil em prol da comunidade e afirma que isso mudou após o diálogo com a equipe.

"A Defesa Civil trabalha 24h, atende a qualquer momento e está vendo todas as áreas de risco da cidade. Também coloca lonas nas áreas de risco da cidade, para não ocorrer deslizamento de terra, e pode ajudar uma pessoa que esteja em situação de risco a qualquer momento para sair da casa e ir para a casa de parentes", reconhece Davi.

A professora de educação física da escola, Andrea Passos de Souza, ressalta os benefícios do conhecimento disseminado pela Defesa Civil. "É importante porque, no que se refere aos fenômenos da natureza, ninguém está livre. Essa ação é um preventivo. Demonstra que [um desastre] pode ser evitado com uma simples ligação e instrui os alunos, crianças, jovens e adolescentes", ressalta.

Entre as medidas enfatizadas ao longo da apresentação, para evitar alagamentos, por exemplo, está o descarte adequado de resíduos. "Falamos sobre o serviço do Cata-Treco, da Prefeitura, e de todas as ações realizadas de forma preventiva, sobre como proporcionam a redução da probabilidade de que eventos adversos ocorram", explica o coordenador do órgão, Robson Rabelo, salientando, também, o importante papel da população nesse processo.