Aracaju chega a 50% da meta de vacinação contra pólio e reforça importância da campanha

Saúde
26/09/2022 14h43

As campanhas de multivacinação e contra a poliomielite foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde até a próxima sexta-feira, dia 30, diante da baixa adesão em todo o país. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou, até o momento, 16.552 crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 50,99%, índice abaixo da meta, que é de 95% de cobertura populacional, estimada em 32.464.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o objetivo da prorrogação foi aumentar a cobertura vacinal, pois a melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas.

“É graças ao Programa Nacional de Imunizações que, durante todos esses anos, muitas doenças estão controladas, e precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer e se agravar. Para isso, basta levar o cartão de vacinação, a caderneta da criança, pois nossa equipe está preparada para avaliar quais vacinas deverão ser aplicadas”, explica Larissa. 

Ainda segundo a coordenadora, é preciso reforçar que a imunização é muito importante na erradicação de doenças, na diminuição de vírus em circulação, o que diminui o risco de infecção e transmissão.

“Os pais precisam buscar nossos pontos, para que possamos ampliar essa cobertura e garantir essa forma de prevenção contra a paralisia infantil, por exemplo, que é comprovadamente eficaz”, enfatiza a coordenadora. 
 
Pontos de vacinação

As salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Quatro delas (UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca) têm horário estendido, das 8h às 18h. Além dos pontos instalados nos três shoppings de Aracaju funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Vacina contra a poliomielite

As crianças de 1 a menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.