Prefeitura realiza Semana de Integração com a Terceira Idade na UBS Marx de Carvalho

Saúde
26/09/2022 15h51

Na manhã desta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a Semana de Integração com a Terceira Idade, voltada para os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marx de Carvalho. A iniciativa acontece em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem como objetivo promover atividades com foco na saúde física e mental dos idosos.

A ação integra a disciplina dos alunos do oitavo período do curso de Enfermagem da UFS, como explica a professora doutora, Andreia Freire.

“Essa atividade faz parte da disciplina Enfermagem em Atenção Primária à Saúde. É um momento muito importante de partilha de conhecimentos aqui na UBS, que já é nossa parceira de outros momentos”, afirma Andreia. 

Nesse primeiro dia, os usuários puderam discutir de que forma a atividade física pode atuar na prevenção dos riscos das doenças cardiovasculares e, Maura Maria, de 68 anos, compartilhou um pouco da sua rotina.

“Eu pratico atividade física e cuido da minha alimentação para viver cada vez melhor, e meu coração agradece. Estou muito satisfeita com esse momento para adquirir mais conhecimento e tirar nossas dúvidas sobre o que é recomendado para nós”, conta Maura.

Ainda durante o encontro, os participantes trocaram experiências sobre quais os tipos de alimentos mais adequados para evitar problemas de saúde, atividades físicas recomendadas e realizaram dinâmicas com músicas e dança. Foram momentos que a estudante de enfermagem Katherine Olga julgou fundamentais para o seu aprendizado.

“Participar de atividades que envolvam a comunidade é de suma importância para nós, que daqui a pouco estaremos formados e já nos insere em uma rotina satisfatória, pois aprendemos a lidar com as pessoas oferecendo sempre o nosso melhor”, ressalta Katherine.

Programação

A Semana de Integração continuará nos dias 27, 29 e 30, com temas sobre bem-estar, saúde mental e emoções, dinâmica de bons hábitos alimentares para o equilíbrio das comorbidades no idoso, além de equilíbrio e prevenção de quedas.

O gerente da UBS Marx de Carvalho, Anderson Dias, disse que a ação contribui para a melhoria na qualidade de vida.

“A intenção é que o idoso esteja integrado, trocando experiências e interagindo mais, saindo um pouco de casa. O que observamos é que sempre que realizamos atividades assim, a aceitação é positiva e eles comparecem e participam”, pontua Anderson. 

Para a usuária Conceição Vasconcelos, de 70 anos, o encontro serve como uma distração e interação com outras pessoas.

“Não podemos dar espaço para tristeza e solidão, pois isso gera depressão. Aqui a gente trata do corpo com as dicas dos profissionais, mas também da mente ao encontrar amigos, bater um papo e se divertir”, enfatiza a usuária.