Grupamento de Operações com Cães da GMA auxilia no combate ao tráfico de drogas

Agência Aracaju de Notícias
28/09/2022 08h03

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a fim de garantir uma maior segurança à população, bem como desenvolver ações coletivas em prol da liberdade e cidadania de todos, se divide em grupamentos que atuam em todas as regiões da capital. Um destes grupos estratégicos é o Grupamento de Operações com Cães (GOC), que vem contribuindo significativamente na redução da criminalidade na capital.

De acordo com o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, o GOC foi criado em 2019 para auxiliar em operações de combate contra o tráfico de drogas nos espaços e serviços públicos do município, a exemplo do transporte coletivo, praças, mercados e arredores de escolas. De lá para cá, somente nas regiões dos terminais de integração, 372 unidades de drogas foram apreendidas pela Guarda, com auxílio dos cães.

Atualmente, o grupamento conta com cinco cães treinados, um deles é direcionado para o ‘Dog Show’, uma ação social onde o animal é levado para espaços como asilos, hospitais e escolas, para interagir com o público.

“Esse cão auxilia no tratamento de alguns pacientes, algo que é comprovado cientificamente, assim como também serve para quebrar o paradigma do uniforme de guarda municipal e a aproximação com as pessoas”, explica o subinspetor.

Já os demais cães são treinados para situações de faro, que os leva a participar de operações conjuntas com a Polícia Civil de Sergipe e com a Polícia Rodoviária Federal.

“Eles nos ajudam a auxiliar as polícias ainda mais na segurança pública, minimizando a criminalidade e trazendo também o trabalho preventivo, porque o cão tem uma ação que o ser humano não tem, que é o faro apurado. Nós conseguimos, ali na área dos mercados, no Centro da cidade, afastar usuários e traficantes de drogas, a partir da presença dos cães”, conta o diretor-geral.

Ainda conforme Mendonça, o Grupamento de Operações com Cães também atua em conjunto com a Ronda dos Mercados (Rondam), grupamento da GMA que atua dentro e no entorno dos Mercados Municipais de Aracaju situados no Centro, assim como também está presente nos mercados localizados nos bairros Bugio e Farolândia, e tem como principal função coibir o comércio e uso de entorpecentes, além de reduzir crimes de roubos e furtos nestas áreas.

O Rondam é voltado para o patrulhamento preventivo. As rondas são efetuadas pelos civis em viaturas nas áreas externas dos mercados e, a pé, nas áreas internas, atendendo ocorrências de roubo, furtos, arrombamentos, bem como o uso e comércio de drogas na região. Para realização destas ações de combate e prevenção, a Rondam conta com os cães do GOC. No período de 2017 a 2022, a GMA realizou a apreensão de 5.132 unidades de drogas.

“Conseguimos reduzir, também, o número de assaltos à ônibus, bem como nos terminais e mercados. Depois que reforçamos essas ações da Rondam, em conjunto com o GOC, deixamos de ter arrombamentos à noite, furtos e roubos, que ocorriam com certa frequência no Centro da Cidade”, aponta o diretor-geral da GMA.