Atuação da GMA por meio da Rondac reduz em 97% os assaltos a ônibus na capital

Agência Aracaju de Notícias
03/10/2022 14h30

Dividir a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em grupamentos é uma das principais estratégias para uma atuação eficiente em todas as regiões da capital. Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), consegue garantir uma maior segurança à população, desenvolvendo ações coletivas, específicas e direcionadas, que visam a liberdade e cidadania de todos.

Considerado o carro-chefe da Guarda, o grupamento Ronda da Capital (Rondac) foi o primeiro a ser criado em Aracaju, em 2013, e tem como principal eixo de atuação a segurança no transporte público municipal. Focado na redução da criminalidade, o grupamento tem registrado resultados positivos neste sentido. Enquanto em 2016 houve um total de 1.374 assaltos a ônibus, em 2021, esse número caiu para 71 e, em 2022, foram registrados 41, até o momento, o que significa uma redução de mais de 97%.

“Foi a partir das ações especializadas da Rondac, focadas na manutenção da ordem, da garantia de segurança à vida e aos direitos humanos da população, que os índices de criminalidade nos ônibus que circulam na região da Grande Aracaju diminuíram expressivamente, nos últimos anos”, reforça o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Ainda conforme o gestor, a redução da violência reflete o trabalho planejado da Guarda, elaborado “a partir das estatísticas e informações que possibilitam o direcionamento do policiamento preventivo, de forma a atender a população no momento em que ela precisa”.

De acordo com Mendonça, os resultados também são reflexos da atuação interligada e complementar da Rondac com o grupamento de Ronda dos Mercados (Rondam), que tem como principal foco a prevenção, redução dos crimes e segurança da sociedade, com responsabilidade primária, também, voltada para o transporte público coletivo do município.

As equipes da Rondam atuam nos três mercados do Centro e nos mercados situados nos bairros Bugio e Augusto Franco, fazendo o policiamento de forma contínua, com o apoio da Rondac. Dentro deste grupamento, é realizado o projeto ‘Terminal Seguro’, que vem contribuindo expressivamente para a diminuição de furtos e roubos na capital, bem como na coibição de uso e tráfico de drogas dentro dos Terminais de Integração da cidade.

Videomonitoramento

A tecnologia é uma das principais ferramentas que a Prefeitura de Aracaju, por meio da GMA, utiliza para o combate à violência. Com a implantação de 3.400 câmeras do sistema de videomonitoramento, instaladas em 256 prédios públicos, a Guarda, através da Rondac e Rondam, consegue acompanhar 24h por dia as movimentações suspeitas na cidade, podendo direcionar, de maneira estratégica, as equipes em operações. Os ônibus possuem seis câmeras de alta resolução fixas e uma câmera anexada a um mastro de 11 metros que permite o giro de 360º com zoom de até 30 vezes, além de possuir nove monitores com acesso a todas as câmeras do sistema de videomonitoramento da Prefeitura.

Além das câmeras, o sistema também conta com tablets dentro das viaturas da GMA, que permite a visualização das imagens de todas as câmeras instaladas nos equipamentos públicos, assim como ativam recursos que garantem maior precisão e agilidade ao atendimento de ocorrências.

“Com o videomonitoramento, tornou-se desnecessário que os Guardas Municipais fiquem 24h dentro de um terminal ou em ônibus, já que temos as informações via equipamentos tecnológicos para poder atender à população. A partir das imagens, os guardas conseguem se preparar para a ocorrência, observando quantos suspeitos estão na cena do crime e se estão armados. Ou seja, o sistema de videomonitoramento tem um nível muito alto de eficiência”, acrescenta Mendonça.

De janeiro de 2017 a julho de 2022, a GMA atendeu 2.439 ocorrências geradas pelo videomonitoramento, que ocasionou em 40 detidos em flagrante, sendo 20 por furto, dois por violência doméstica, um com mandado de prisão e 17 por outros motivos. Além disto, o sistema também possibilitou que a Guarda evitasse 218 furtos nas unidades monitoradas, aproximadamente cinco furtos por mês não aconteceram devido às ações das equipes via monitoramento tecnológico.

“É importante destacar que as ações da guarda, a partir dos grupamentos específicos e operações como o Terminal Seguro, impactou diretamente toda a zona metropolitana de Aracaju. Diminuímos os números na capital, mas, também, impactamos nas cidades vizinhas. Queremos melhorar ainda mais essa situação, atendendo cada vez mais pessoas através das nossas atividades”, reitera o diretor-geral.