Prefeitura inicia recapeamento asfáltico das avenidas Benjamin Constant e Carlos Marques

Obras e Urbanização
04/10/2022 11h44

Dando continuidade ao programa que visa melhorar as condições de vias da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) inicia, nesta terça-feira, 4, o processo de recapeamento asfáltico das avenidas Benjamin Constant e Carlos Marques, no bairro Soledade, localizado na zona Norte.

Com o pavimento danificado, condutores, ciclistas e até pedestres encontravam dificuldades ao passar pela avenida. Com o serviço da gestão municipal, esta realidade começa a mudar, proporcionando mais comodidade e segurança para realizar a travessia.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a manutenção da qualidade da malha viária do município tende a ter seu ritmo intensificado.

“Com o fim do período chuvoso, poderemos avançar, ainda mais, na operação tapa-buracos e no recapeamento de mais vias. Estamos aumentando, ano a ano, a execução destes serviços que têm uma importância muito grande para a mobilidade urbana da cidade. As vias recapeadas e sem buracos trazem mais conforto aos condutores e torna o trânsito mais seguro. Nossa expectativa é a de elevar ainda mais esse ritmo e continuar melhorando o estado das nossas vias”, destaca Ferrari.

O trabalho começa com a fresagem do antigo pavimento da avenida e, à medida que é removido, vai sendo aplicada a nova camada de asfalto na via. Somadas, as avenidas Benjamin Constant e Carlos Marques possuem uma extensão de 1,6 km, e para recapeá-las, a Emurb estima utilizar em torno de 1.340 toneladas de asfalto.

Transformação na Soledade

A população do bairro Soledade reconhece as mudanças proporcionadas pela Prefeitura de Aracaju na região, através de obras de infraestrutura. Além da obra atual de recapeamento, a gestão municipal, em um investimento de quase R$ 17 milhões, levou redes de esgotamento sanitário e drenagem, pavimentação, acessibilidade, além de iluminação em LED, aos loteamentos Rosa do Sol, Santa Catarina, Isabel Martins, Guarujá e Jardim Bahia, encerrando a convivência da comunidade com poeira, lama e insalubridade.

Aloísio Alves Costa percebe as melhorias. “Antes do asfalto aqui era terra e muitos buracos. Quando chovia era muita lama, então está tudo muito melhor”, resume.

Para Jaciara Barbosa, moradora do bairro há quase 20 anos, a realidade no local mudou de ‘desgosto’ para ‘vida de princesa’.

“Aqui na minha casa, quando chovia, a água subia até 70 cm, eu perdia tudo, desde livros e documentos, até roupas e o resto das coisas. Era um constrangimento. Hoje tenho vida de princesa, como o pessoal da zona Sul vive. Para nós foi uma maravilha, não tenho mais do que reclamar sobre infraestrutura. Estão reformando mais uma avenida, e vai ficar ainda melhor”, elogia Jaciara.

O motorista de aplicativo Flávio Pessoa constata a melhoria na mobilidade da região. “Antes das obras era complicado, mas hoje em dia está outra coisa. A locomoção era um desastre, aqui tem pessoas com deficiência, não passava nada. Estão começando a pavimentação das avenidas vai tornar a fluidez bem melhor, valorizar mais imóveis e trazer outras consequências boas”, avalia.