Educação de Aracaju reúne diretores escolares para potencializar trabalho pedagógico

Educação
04/10/2022 14h53

Na manhã desta terça-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu os diretores escolares das 44 Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal, no auditório Padre Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos, para discutir questões pertinentes às ações pedagógicas que potencializem o trabalho de aprendizagem nas unidades de ensino da capital. O encontro faz parte de um ciclo de reuniões que a Educação de Aracaju está realizando com os gestores escolares. 

Durante o momento, foi feita a análise dos dados obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na capital, que demonstra um crescimento de 20,45% na avaliação dos anos finais, e de 4,17% nos anos iniciais. Outras pautas elencadas e discutidas foram a estrutura para realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe, a prova Saese, e o quadro de ações pedagógicas para o segundo semestre do ano letivo.

De acordo com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, o intuito é que os gestores escolares materializem a política da rede pública municipal de ensino e mobilizem toda a comunidade escolar para uma preparação pedagógica, administrativa e institucional para as avaliações que estão por vir.

"São dados importantíssimos sobre o desempenho escolar dos nossos estudantes e, neste sentido, esse processo de engajamento e de entendimento precisa ser registrado e parabenizado. Precisamos construir uma rede que garanta a aprendizagem do aluno, o sucesso do estudo e que se importe com os dados de avaliações externas. São esses números que dizem se estamos avançando no objetivo de ofertar uma educação de melhor qualidade para os munícipes. Esse momento de hoje se reveste, portanto, de uma simbologia muito importante, quando juntos discutimos e nos estruturamos para enfrentar mais um desafio", afirma o secretário.

Diretora da Emef Professor Florentino Menezes, localizada na Zona de Expansão, Dayse Simões afirma que a Semed vem dando um apoio relevante para a recuperação da aprendizagem após os dois primeiros anos de pandemia.

"Temos conseguido avanços significativos. A Coordenação de Ensino Fundamental (Coef/Semed) vem nos apoiando, preparando e mostrando um caminho a ser seguido para conseguirmos um bom resultado nas avaliações. Agora nós temos instrumentos a serem trabalhados em todas as dificuldades do dia a dia da escola", explana a gestora.