Gestores da Saúde de Aracaju visitam UBSs

Saúde
04/10/2022 15h35

Dando continuidade às visitas que tem feito às Unidades Básicas de Saúde (UBS), a secretária Waneska Barboza e sua equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram, na manhã desta terça-feira, 4, nas UBSs Joaldo Barboza, no bairro América; Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral; e Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário.

De acordo com Waneska Barboza, o objetivo dessas visitas é analisar o andamento dos serviços para buscar soluções que melhorem ainda mais a qualidade no atendimento.

“Conversamos com pacientes que aguardavam atendimento, verificamos salas, itens e insumos dos locais e ouvimos explicações sobre o funcionamento das UBSs por parte dos funcionários que atuam nelas e da comunidade local”, ressalta a gestora. 

Esse feedback faz com que a SMS possa focar nos problemas e tentar resolver cada um deles, garantindo um serviço de mais qualidade para a população. 

“Estamos ouvindo e acolhendo os usuários, para que medidas possam ser implementadas. Nesta ação, temos a oportunidade de conversar com a população para saber quais são as principais queixas e dificuldades encontradas. Observamos que o atendimento e os serviços estão fluindo e os pequenos ajustes que precisam ser feitos, já fazem parte do planejamento estratégico da SMS”, enfatiza Waneska.

Ainda segunda a secretária, sua equipe técnica verifica in loco as questões estruturais, de fluxos, com os gerentes e profissionais, mas também escuta os usuários a respeito da marcação de consultas, funcionamento da farmácia ou, até mesmo, como eles são orientados pelos servidores.

Reforma da Onésimo Pinto

A equipe também vistoriou a reforma da UBS Onésimo Pinto no bairro Jardim Centenário, que tem previsão de execução para o dia 21 deste mês.

“O projeto contempla a recuperação do telhado, onde está sendo realizada a reposição de telhas metálicas, que estão danificadas pelas ações do tempo e vandalismo, e da estrutura física da Unidade, garantindo assim, mais segurança e conforto aos usuários e trabalhadores”, detalha a gestora.