Aracaju tem mais de 70% do parque de iluminação pública modernizado com lâmpadas de LED

Infraestrutura
05/10/2022 11h28

Estabelecer a iluminação pública como uma das frentes na melhoria da qualidade de vida exigiu criatividade e inovação da atual gestão da Prefeitura de Aracaju. A seriedade adotada no processo se reflete em fatores como a celeridade da execução do serviço que, em menos de um ano de iniciado, já contempla 72,07% de todo o parque de iluminação.

Portanto, dos 59.075 pontos de luz existentes, 43.060 já foram substituídos por lâmpadas de LED. Este avanço é possibilitado por uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Prefeitura e a empresa Conecta Aracaju S/A, que trabalha em um prazo de 18 meses para fazer da capital sergipana uma das primeiras cidades 100% cobertas com a nova tecnologia.

A modernização, gerida pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), proporciona, através de uma potência maior nas luminárias, mais segurança e comodidade no período noturno. Além disto, um dos principais benefícios é uma economia de cerca de 40% nos cofres públicos.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a parceria foi firmada com dois grandes objetivos. “O primeiro é aumentar a segurança, já que um dos principais aspectos para garanti-la é ter um local bem iluminado. Inclusive, priorizamos bairros com maiores índices de criminalidade. O segundo é promover uma grande redução na conta de luz, e é essa economia que permite financiar a PPP. Todo o investimento em troca de luminárias, tecnologia e iluminação especial é bancado pela empresa contratada. Ela vai se remunerar da economia que proporcionar durante 13 anos, prazo de duração da parceria público-privada”, informa.

Todos os bairros têm, pelo menos, metade da sua iluminação cobertas por LED. Os locais em estágio mais avançado são: Jardim Centenário (94%); São José, Marivan e Bugio (92%); Areia Branca e Matapoã (90%); e Salgado Filho, Atalaia e Cirurgia (88%). 

Iluminação especial

O contrato prevê, também, a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos. O marco I já foi concluído, levando a luz cênica aos Arcos da Orla da Atalaia, Centro Cultural, Oceanário, Maravilhoso Mundo da Criança, Monumento de Formadores da Nação e Colina de Santo Antônio.

“Além da melhoria do ponto de vista da segurança e da economia, tem o aspecto estético. A cidade fica mais bonita e mais bem iluminada. A iluminação se torna um atrativo e traz um impacto bastante positivo para os aracajuanos e para o turismo”, considera Ferrari.

Telegestão

A telegestão é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento que possibilita a troca de informações de forma virtual e é capaz de identificar problemas nas luminárias, sem a necessidade de que a população acione a empresa Conecta Aracaju S/A por telefone ou outros meios de reclamação.

O sistema vem sendo implantado em diversas vias da capital, com trabalho dividido em três marcos. Cada um contempla cinco mil pontos, situados em diversas ruas, avenidas e rodovias da cidade. Ao todo, portanto, serão 15 mil pontos estratégicos beneficiados com a telegestão. O primeiro deles já foi concluído.

Ao longo do tempo, o sistema de telegestão está sendo concebido para que possa agregar novas tecnologias. O parque de iluminação é estabelecido com um sistema neural de extrema capacidade, presente em cidades inteligentes. Isso quer dizer que é possível estabelecer nela rede 5G, Wi-Fi gratuito, câmeras de segurança e outros modelos inovadores.