Saúde na Escola leva discussão sobre protagonismo juvenil à rede estadual

Saúde
05/10/2022 16h54

Um encontro para promover a saúde e discutir temas pertinentes à vida em sociedade. Foi o que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, com os alunos do Centro de Excelência Barão de Mauá, que participaram de mais uma atividade do projeto Protagonismo Juvenil, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela Prefeitura de Aracaju, através das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e Educação (Semed).

Os estudantes puderam acompanhar a apresentação do projeto Sons no SUS e, por meio de músicas e conversas, compartilharam vivências e abordaram temas como sexualidade, respeito à diversidade, questões sociais, raciais entre outros. A iniciativa agradou Lunna Correia, aluna do segundo ano.

O Programa Saúde na Escola (PSE) executa ações com o objetivo de trabalhar a prevenção e a promoção à saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos.

“Esse é o segundo encontro nessa escola, mas já realizamos em outras duas escolas municipais. Outras ações seguem ocorrendo nas 72 escolas cadastradas, a exemplo de avaliação antropométrica, avaliação de saúde bucal, atualização do cartão vacinal, vacinação, ações de alimentação saudável, de combate ao Aedes entre outros”, explica a coordenadora do PSE, Aline Guimarães. 

Para coordenador do Sons no SUS, Murilo Andrade, a arte consegue levar a leveza necessária para tratar sobre temas delicados. 

“Um dos alunos chegou a dizer que a arte toca em alguns pontos que são essenciais, de maneira mais sensível, e eu acho que essa é a importância da gente incluir música na hora de debater temas que são tão densos. A ideia é conseguir acessar esses lugares, que, normalmente, são lugares de dor e de tensão, com a leveza que é necessária, para que a gente siga lutando por uma sociedade cada vez mais bacana”, destaca Murilo. 

O coordenador pedagógico geral do Centro de Excelência Barão de Mauá, Wesley Sidney Santos, agradeceu a parceria. 

“Os alunos estão gostando da experiência e eu agradeço ao PSE, por trazer e abordar temas de relevância à rotina escolar. Já falamos sobre álcool e drogas, gravidez na adolescência e, agora, a respeito da diversidade. Essa quebra de rotina escolar, propiciando a eles novas vivências, nos faz querer consolidar cada vez mais essa parceria”, completa Wesley. 

“Eu me surpreendi positivamente, principalmente pela dinâmica, com músicas, deixando os assuntos, que poderiam ser difíceis, mais leves e fáceis de entender. Foi algo me deixou confortável para falar, dar opinião e aprender ainda mais”, considera a aluna Lunna Correia.