Prefeitura e Uninassau ofertam atividades educativas no Cras Jardim Esperança

Assistência Social e Cidadania
05/10/2022 17h53

Com o objetivo de apresentar informações educativas e de prevenção em saúde, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, equipamento gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou atividade intergeracional com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).

A ação de promoção em saúde e bem-estar contou com a participação de estudantes dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Medicina veterinária, Farmácia e Educação Física. O intuito foi de informar e conscientizar os usuários do Cras, levando em consideração as demandas apresentadas aos técnicos do equipamento socioassistencial.

De acordo com a coordenadora do Cras Jardim Esperança, Luana Dias, a parceria surgiu diante da necessidade de atender os principais questionamentos da comunidade, promovendo uma atividade educativa para todos os usuários, sejam crianças - acompanhadas dos pais -, adolescentes ou idosos.  

"Percebemos um déficit de informações por parte do nosso público, a exemplo dos nossos idosos, pois identificamos que alguns fazem o uso indiscriminado de fármacos. Então, esse momento traz um esclarecimento sobre isso, dos perigos, principalmente, na terceira idade, do mau uso da medicação. O pessoal de medicina veterinária vem informar para o público que tem animais em casa, a importância de cuidar dos bichos, da alimentação correta, inclusive, entregando alguns brindes. Já os alunos de educação física nos proporcionaram um momento de descontração. Além dos alunos de odontologia com informações e orientações sobre saúde bucal. O maior objetivo são as explicações, pois percebemos que eles sentem falta disso e, como Cras, precisamos oportunizar isso para os nossos usuários", afirmou, Luana.

O administrador, especialista em gestão de saúde e graduando do 8º período de odontologia, Rafael Ismerim, foi o responsável pela realização da atividade de extensão com o Cras. Ele destaca que o principal objetivo é contribuir com o social, unindo o público e o privado.

"Através da coordenadora do Cras, fomos convidados a trazermos atendimentos, não apenas odontológicos, mas de outras áreas também. Além das instruções, fizemos a distribuição de insumos. Quando fazemos atividades de promoção em saúde conseguimos prevenir possíveis doenças, a exemplo de cáries, infecções e demais comorbidades e, quando instruímos os pais para o preventivo, conseguimos coibir os fatos. Além das palestras e instruções, fizemos encaminhamentos para a clínica escola da Uninassau Aracaju, onde temos estudantes que já realizam atendimentos. Esse apoio da Prefeitura de Aracaju é muito importante, pois conseguimos ampliar os atendimentos para outros bairros. É construtivo demais contribuir positivamente com a vida das pessoas", destaca.

A usuária do SCFV, Maria Clarice Passos Silva, 11, ficou muito satisfeita com a atividade. "Achei muito bom, aprendi como escovar os dentes com mais cuidado, a como cuidar da saúde bucal, a cuidar do pet, dos animais que temos em casa, gostei muito", disse.

Ana Júlia Carvalho, 11, também participa do SCFV do Cras Jardim Esperança. Feliz, ela aprovou a ação que também foi uma comemoração ao Dia das Crianças, que será celebrado no próximo dia 12 de outubro. "Aprendemos que temos que ter muitos cuidados com os nossos dentes, boca e com os nossos pets. Gostei muito".

A dona de casa Ana Paula Araújo participou da atividade acompanhando sua filha Michele Araújo, usuária do SCFV. Para ela, foi uma tarde de educação em saúde muito importante para toda comunidade presente.

"Como mãe, o nosso coração fica quentinho porque só de ver o trabalho com perfeição, com maestria, que o Cras está realizando pra nós, é prazeroso e também é um benefício para nossa comunidade. Muitas crianças acabam perdendo a dentição muito cedo e hoje foi maravilhoso, foi uma tarde educativa. Para nós, pais, foi muito feliz ver essa atividade, além de todas as outras como passeios, museu, piquenique, sempre estão inovando e são muito atenciosos. Desejo que continuem fazendo esse trabalho tão bonito com as nossas crianças", disse Ana Paula.