Outubro Rosa: UBSs realizam ações educativas e de autocuidado

Saúde
11/10/2022 14h16
Início > Notícias > Outubro Rosa: UBSs realizam ações educativas e de autocuidado

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta terça-feira, 11, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Calumby, no bairro Jardim Centenário, e Carlos Fernandes, no bairro Lamarão, ações relacionadas à educação e autoestima das usuárias, com o intuito de alertar e reforçar a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Na ocasião, as usuárias ouviram e assistiram o Sons no SUS, palestras e depois aprenderam sobre o autocuidado. 

Mais do que receber informações é necessário refletir sobre elas, afinal, os danos causados pela falta de prevenção e busca tardia de tratamento são grandes. De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, o diagnóstico precoce é de extrema importância, já que ele pode salvar vidas e proporcionar um tratamento eficaz e com chances altíssimas de cura. 

“O autoexame é indicado para que a mulher possa, a cada ciclo, monitorar seu corpo, em casa, após o banho, deitada ou na frente do espelho, com os braços erguidos atrás da cabeça e com o toque da ponta dos dedos verificar se existe algum nódulo, caroço, mudança na forma da mama, dureza, se expelem algum líquido transparente ou de coloração vermelha ou anormal, que são alterações suspeitas e que devem ser relatadas no momento da consulta médica”, explica Léa. 

O serviço da UBS José Calumby, através do enfermeiro Jairo Barros, também realizou o exame citopatológico preconizado pelo Ministério da Saúde que é direcionado às mulheres das faixas etárias específicas com idade de 25 a 64 anos, pois a preocupação com o câncer de colo de útero precisa ser um alerta constante. 

Segundo o gerente da UBS Carlos Fernandes, José Cleones de Andrade, também foram realizados testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C, e palestras com as servidoras da Unidade. “Um dos principais objetivos dessas ações é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. Ele é fundamental para que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida. O Outubro Rosa vem trazer esse alerta, e vamos estar com as salas de espera proativas em todas as Unidades”, orienta.