Prefeitura compartilha experiência da PPP da iluminação com gestores de Olinda (PE)

Infraestrutura
19/10/2022 14h57

A PPP da iluminação pública da capital sergipana é um sucesso. Prova do êxito do consórcio firmado com a empresa Conecta Aracaju S/A é que, mais uma vez, a Prefeitura de Aracaju compartilha a experiência da modernização com gestões de outras cidades do país.

Nesta quarta-feira, 19, o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, recebeu membros da Prefeitura de Olinda (PE), para apresentar aos gestores pernambucanos o processo da Parceria Público-Privada, desde o seu início até a etapa atual de realização do serviço. A PPP de Aracaju é considerada um modelo para o país.

“Somos uma referência para a Caixa Econômica Federal. Quando precisam mostrar um case de sucesso, falam e orientam que gestores de outros locais venham a Aracaju. Estamos sendo os mais rápidos para implementar a modernização da iluminação pública. Isso nos dá muita satisfação. Realmente é uma prova de que estamos certos e trabalhando de forma eficiente”, comenta Ferrari.

Para o secretário de Gestão Urbana de Olinda, Marconi Madruga, conhecer o trabalho feito na capital sergipana é uma oportunidade única e proveitosa.

“A visita está sendo muito positiva. Lá em Olinda, estamos desenvolvendo o projeto da PPP da iluminação e, com a experiência de Aracaju, já estamos percebendo as vantagens. As informações que estamos colhendo são muito valiosas para não incorrer em erros. Está sendo muito produtivo. As dúvidas que temos estão sendo esclarecidas. A gente se perguntava se realmente era um modelo mais econômico, se a eficiência da iluminação realmente muda. Estamos vendo, aqui, que é realmente melhor e isso agrega muito valor”, considera Marconi.

Além de Olinda, a gestão municipal compartilhou a experiência da Parceria Público-Privada com as Prefeituras de Ponta Grossa (PR) e de Estância (SE), apresentando dados, detalhando os processos e dialogando acerca dos benefícios do trabalho.

Modernização

A Prefeitura de Aracaju dá continuidade à modernização da iluminação pública, substituindo lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED. Até agora, dos quase 60 mil pontos de luz, já foram substituídas mais de 45 mil luminárias, equivalente a 75,38% de todo o parque.