Dia do Servidor: Prefeitura promove cuidados voltados à saúde do funcionalismo público

Agência Aracaju de Notícias
28/10/2022 07h00

É através do trabalho diário de 16.313 servidores que a Prefeitura de Aracaju promove a cidadania e o desenvolvimento da cidade, e presta serviços essenciais para a população. Neste 28 de outubro, Dia do Servidor, a administração municipal celebra o papel essencial desses profissionais e, mais do que isto, empenha esforços para garantir o bem-estar e a saúde destes que trabalham pela cidade. 

Neste sentido, a gestão municipal formou, neste ano, uma parceria com o Centro Médico do Trabalhador, para garantir a realização de consultas e exames periódicos a todos os funcionários públicos do Município, ação que acontece com o intuito de promover a saúde, garantindo e prezando pelo bem-estar desses profissionais. 

“O planejamento estratégico de Aracaju norteia as ações do Município, definindo os projetos prioritários e setoriais, entre eles, um dos mais importantes é o da melhoria da qualidade de vida dos servidores, demonstrando o carinho e respeito que a gestão tem com seus trabalhadores. Fizemos um levantamento e visualizamos a necessidade de conhecer o perfil de cada servidor, em termos de saúde, para nortear futuras políticas, que já estão em fase de planejamento para serem implantadas. Com isso, surgiu a ideia de fazer o exame periódico, onde, sem custo para o funcionário público, ele realiza todos os exames que permitem ter um diagnóstico preciso da sua saúde”, explica o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira. 

De acordo com o médico do Trabalho da Prefeitura de Aracaju, Roberto Prado, na promoção do bem-estar dos servidores, “não é só verificada a questão da saúde por meio de exames, mas também da ergonomia, que vê a maneira de sentar, postura, maneira como digita no computador, bem como a orientação sobre a questão das pausas necessárias durante o horário de trabalho e os alongamentos, tudo para verificar e garantir que os servidores possam executar seus trabalhos de forma saudável", explica o profissional.

Responsável pelo atendimento dos servidores de Aracaju no Centro Médico do Trabalhador, o médico Alexandre Pinto destaca que, a partir do serviço oferecido pela parceria com a Prefeitura, os servidores do Município podem identificar possíveis problemas de saúde e, com isso, adotar medidas, por meio de orientação médica, para mitigar e tratar essas patologias. 

“Para o servidor, você oferece um serviço público como se estivesse em uma empresa privada. Tem gente que vem aqui e está com pressão alta e nem sabia, então realizamos um mapeamento sobre o estado de saúde do paciente, ele retorna, após essa avaliação completa, e prescrevemos a medicação para ele. Muitas mulheres chegam com o exame citopatológico atrasado, com isso fazemos a prescrição para que ela faça o acompanhamento correto com o médico ginecologista, assim como várias outras situações, como alterações psiquiátricas, que também realizamos o encaminhamento para o psicólogo ou para o psiquiatra”, detalha Alexandre.

Saúde e acolhimento

Para quem presta serviço público ao Município, a sensação descrita é de acolhimento, uma vez que o cuidado adotado na parceria realizada pela Prefeitura incide diretamente na saúde desses profissionais que trabalham pela cidade.

Lotada na Secretaria Municipal da Assistência Social, Celi Pinheiro é uma das servidoras que recebeu o atendimento e realizou o exame periódico, destaca a importância desta ação, tanto para a garantia de sua saúde, como para o bem-estar, também, dos seus colegas.

“Fiz o exame periódico há uns três meses e achei isso muito importante porque, às vezes, não temos tempo de procurar saber como está a nossa saúde e lá eu fiz o eletrocardiograma, verifiquei a pressão arterial e passei por uma avaliação clínica. No meu setor de trabalho, a maioria também passou pelo atendimento e todos gostaram da iniciativa, principalmente porque a gente, no corre-corre, não sabe, ao certo, como estamos e no Centro de Atendimento eles verificaram a pressão, alguns registraram alteração, passando a ter que tomar medicação e orientações para se cuidar mais. Para mim, a Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, relata Celi. 

Outro servidor da Prefeitura, Isael Freitas, conhecido como “Brinquinho”, atua na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e está no setor público há 35 anos. Ele conta que, antes, para saber sobre o seu estado de saúde, era preciso marcar consulta médica em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, ou arcar com os custos de um atendimento particular. Agora, com a parceria firmada pela Prefeitura, Brinquinho enfatiza como se sentiu feliz ao receber um atendimento adequado, voltado para a preocupação com servidor público.

“Achei isso ótimo porque, desde quando eu comecei a trabalhar na Prefeitura, nunca tivemos esse tipo de exame, nunca passamos pelo médico a não ser que fosse por conta própria, indo em posto de saúde ou em alguma clínica particular. Então, foi ótimo a Prefeitura se preocupar com o bem-estar do funcionário. Isso é uma maravilha, pois a gente se sente acolhido, sabendo que tem quem olhe dessa maneira para o funcionário. Essa gestão se preocupa muito com isso, e nós precisamos desse tipo de exame para executar nossas funções diárias”, afirma Izael. 

Já a servidora da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Eliene da Silva, além de classificar como importante essa ação da Prefeitura, pontua o fato de que, com a parceria, até mesmo colegas de trabalho que, normalmente, não passavam por nenhum tipo de consulta médica para avaliar o estado de saúde, tiveram a chance de conferir, diretamente com o médico profissional especialista em medicina do trabalho, o estado de saúde que se encontram, atualmente.

“Eu sempre fazia exames periódicos através do plano de saúde, mas, como servidora, essa preocupação da Prefeitura com o trabalhador é muito importante. Tenho amigos e colegas de trabalho que não fazem esses exames e consultas, por isso achei essencial para a saúde deles como servidores, principalmente dos mais velhos, para que todos possamos ter uma qualidade de vida melhor e, assim, prestar um serviço cada vez melhor à sociedade aracajuana”, salienta Eliene. 

A data

Foi com o intuito de garantir os direitos e deveres desses e de todos os funcionários públicos que, durante o governo Getúlio Vargas, em 1939, foram criadas as leis que tornaram o dia 28 de outubro a data que passou a ser lembrada como o Dia do Servidor Público, ato oficializado no calendário nacional apenas 51 anos depois, em 1990. A anualmente, a data é relembrada como um marco para o serviço prestado por esses profissionais, seja no âmbito nacional, estadual ou municipal.