Com apoio da Prefeitura, retorno do Pré-Caju aquece economia e fomenta turismo na capital

Agência Aracaju de Notícias
01/11/2022 08h30

Após oito anos, uma das maiores prévias carnavalescas está de volta. O Pré-Caju 2022 acontecerá entre os dias 4 e 6, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, e traz consigo a expectativa de aquecer toda a cadeia produtiva ligada ao lazer e turismo, movimentando a economia na capital e colocando a cidade no calendário de grandes eventos, na proximidade do verão, potencializando a atração de turistas para a alta temporada. 

Neste ano, a festa acontecerá na Orla da Atalaia, onde estão localizados os principais hotéis, bares, restaurantes e equipamentos turísticos da cidade. O circuito compreende o principal cartão-postal de Aracaju, saindo da Passarela do Caranguejo e seguindo até o Farol da Coroa do Meio. A prévia é organizada pela Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), com o apoio tanto da administração municipal quanto do Governo de Sergipe.

Chegando a reunir cerca de 300 mil foliões em edições passadas, um evento desta dimensão promove o entusiasmo de todo o trade turístico, seja por permitir um momento de celebração, após as dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus (covid-19), bem como pela injeção de ânimo na economia do município, sobretudo em um período tão próximo da alta estação.

“É uma festa âncora na divulgação de Aracaju como um local que tem capacidade de realizar grandes eventos, e movimenta diversos setores da economia, formal e informal da cidade, como hotelaria, bares, restaurantes, estrutura para eventos, ambulantes, logística, transporte, ou seja, faz a engrenagem girar”, explica o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.
 
Para garantir uma festa segura e divertida, a administração municipal alinhou toda a logística junto aos empreendedores ligados ao turismo e lazer também ao Ministério Público. Além disso, o evento volta após uma bem-sucedida campanha de vacinação contra o coronavírus e um cuidado especial com a infraestrutura da zona Sul. 

“O Pré-Caju é um dos maiores eventos da cidade, e o prefeito Edvaldo Nogueira esteve muito atento em duas frentes de trabalho: o combate ao coronavírus e melhor estruturação da capital. Aracaju está bem preparada, temos uma malha viária maravilhosa, uma orla sempre bem conservada, o que assegura receber bem o turista, agora próximo ao verão”, aponta o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga. 

Toda uma estratégia foi articulada para que a micareta possa transcorrer de forma tranquila, bem organizada, de forma a assegurar a aracajuanos e turistas que possam curtir sem empecilhos. 

“A grande importância dessa retomada é a geração de emprego e renda no estado porque estamos em um percurso que compreende nosso principal cartão-postal, a orla mais bonita do Brasil, que vai ser divulgada para todo o país, e passa em frente aos bares, restaurantes e hotéis com estruturas montadas para gerar desenvolvimento. Já estamos com 100% de taxa de ocupação na rede hoteleira, e temos tudo para mostrar que Sergipe está pronta para receber grandes eventos e fazer desse o melhor verão de todos os tempos”, ressalta o vereador e organizador da festa, Fabiano Oliveira.

Programação

O Pré-Caju terá início na sexta-feira, dia 4, com o Camarote Aju, em espaço fechado. No sábado, dia 5, a partir das 14h, os blocos iniciam o trajeto pela avenida Santos Dumont, saindo da Passarela do Caranguejo e seguindo até o Farol da Coroa do Meio. Ao todo, serão cinco trios-elétricos para cada dia, sendo quatro blocos e um trio de pipoca com artistas sergipanos. No domingo, dia 6, a programação seguirá o mesmo horário e formato.

Entre as atrações que conduzem os blocos na avenida estão: É o Tchan, Bell Marques, Ivete Sangalo, Léo Santana, Seeway, Maysa Reis, Saulo, Claudia Leitte, Armandinho, Dodô e Osmar, Cid Natureza e Ygor Felipe. Já no Camarote Aju, se apresentam Durval Lelys, Timbalada, Samyra, Luanzinho, Harmonia do Samba, Alexandre Peixe, Avine Viny, Danielzinho Jr, Dennis DJ, Rafa e Pipo, Banda Eva 5 Round e DJ's.