Prefeitura fortalece fluxo turístico na capital com eventos e divulgação do destino

Indústria, Comércio e Turismo
03/11/2022 14h28

O turismo na capital sergipana vive momento especial com o protagonismo da Prefeitura de Aracaju à frente de ações que impulsionam o fluxo turístico na capital. Um trabalho dedicado e que reflete o compromisso da gestão municipal com os segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

”Trabalhar pelo fortalecimento do turismo tem sido uma das prioridades da nossa gestão, visto que entendemos a importância do setor para o desenvolvimento da cidade. Mesmo antes da pandemia, já era um grande objetivo da nossa administração buscar medidas para que a nossa cidade se tornasse ainda mais conhecida, entrando no hall dos destinos mais procurados entre as capitais do Nordeste.  Com os abalos que o setor enfrentou nos últimos dois anos, esta missão se fortaleceu e passamos a atuar em várias frentes, com ainda mais efetividade”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira. 

O gestor municipal acrescenta que, hoje, são colhidos os frutos desse trabalho. “Exemplo disto são eventos que acontecerão nesta semana, como o Congresso Nacional da Saúde e a retomada do Pré-Caju, além do nosso já consolidado Natal Iluminado e do Revéillon, logo em breve. Nosso foco é continuar avançando, para que o nosso turismo se fortaleça e se torne, cada vez mais, promissor”, destaca Edvaldo. 

Agenda de eventos

Teve início nesta quinta-feira, 3, e segue até o próximo sábado o 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, com importantes discussões e perspectivas de políticas de saúde para os municípios. Mais de dois mil gestores públicos da saúde de todo o país participam do Congresso, contribuindo com o fluxo de turistas na cidade. 

Visando aquecer ainda mais o turismo na capital, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) participa de 3 a 6, do Festuris Gramado – Feira Internacional do Turismo, evento que está em sua 34ª edição e é considerado uma das mais importantes feiras de negócios do turismo da América Latina. 

“Estou muito otimista com os resultados desta feira. Estamos levando farto material de divulgação e produtos da nossa gastronomia. A região Sul é um importante polo emissor de turistas, e levar Aracaju para o Festuris é colocar a capital sergipana na vitrine do turismo mundial”, pontua o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga. 

O gestor da pasta enaltece, ainda, o apoio decisivo da Prefeitura de Aracaju para o retorno do Pré-Caju, prévia carnavalesca que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. 

“Várias secretarias e órgãos da administração trabalham para o sucesso da festa. São ações de limpeza e organização do espaço do evento através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); ordenamento do trânsito e fluxo de pessoas com agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT); camarote da acessibilidade organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social; e ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Municipal e da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)”, enumera Jorge Fraga.

Para finalizar o ano com mais ações voltadas para o incremento do turismo na capital, em dezembro, a Prefeitura de Aracaju realiza o Natal Iluminado, em parceria com a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio-SE), e o tradicional Réveillon, festa que enche a cidade de alegria e coroa o encerramento do 2022 com luzes e espírito de fraternidade para turistas e aracajuanos.

“O ano foi de muito trabalho para melhorias na cidade, realização, apoio e captação de grandes eventos, convênios com o trade turístico e divulgação de Aracaju nas maiores feiras de turismo do país. O ano ainda não terminou, mas o balanço é extremamente positivo para o turismo, e estamos trabalhando nosso planejamento interno na Semict para que tenhamos um 2023 ainda melhor", ressalta com otimismo Jorge Fraga.