Público se encanta com estande da Prefeitura no primeiro dia do Festuris Gramado

Indústria, Comércio e Turismo
04/11/2022 23h45

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), participa da 34ª edição da Festuris Gramado – Feira Internacional do Turismo, no espaço Serra Park, em Gramado (RS), iniciada nesta sexta-feira, 4.


A capital sergipana está sendo divulgada em um amplo e confortável estande de 48 metros quadrados de área, ocupados com balcão para acolhimento e entrega de material informativo aos visitantes, estação para rodadas de negócios e um televisor exibindo vídeos sobre os atrativos da cidade.

Bem localizado, o estande "Viva a Emocão de Aracajuar" chamou a atenção do público com um pórtico de entrada trazendo duas araras e um caju, os arcos da Orla da Atalaia e fotos de cartões-postais da cidade, como a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, Parque da Cidade, Passarela do Caranguejo e o Forró Caju, pontos que se tornaram instagramáveis e que renderam boas fotos para os visitantes.

“Realmente nosso estande está muito bonito e recebeu a aprovação do público, que antes de ir ao balcão para colher informações, vai fazer a selfie como uma lembrança de Aracaju e uma demonstração que o destino chamou a atenção. Era isso que queríamos, que nosso estande aguçasse a curiosidade do público para buscar informações mais detalhadas sobre a nossa cidade”, observa o secretário da Semict, Jorge Fraga.

Foi assim que Raquel Desote, da Agência Viaja aí Viagens e Turismo, foi em busca de informações sobre Aracaju. "Achei o estande muito lindo, bastante criativo e esse visual me atraiu. Aracaju é um local que ainda não conheço, daí o visual do estande me chamou a atenção e eu entrei para pegar os materiais disponíveis para poder divulgar esse destino maravilhoso. Amo as praias nordestinas, o acolhimento do povo, me sinto bem à vontade, até penso em comprar uma casa no Nordeste quando me aposentar”, planeja a agente de viagem. 

O pernambucano Ernandes Green, da BTW Viagens, fez a sua foto no pórtico do caju e das araras e em seguida foi em busca de informações no balcão. "Nós, agentes de viagens, que estamos no dia a dia, frente a frente com o cliente, precisamos conhecer os detalhes do destino para passar para o cliente a nossa experiência. Através desse trabalho de conhecimento, o agente de viagem é capaz de passar a riqueza da experiência do destino visto no estande para os seus clientes”, afirmou. 

Sentimento compartilhado por Ruiter Ferrão, da Beagá Viagens e Turismo, que já havia participado de um roadshow em Belo Horizonte e passou a pesquisar com mais atenção os atrativos de Aracaju. “É um destino muito interessante e dentro dos destinos que conheço do Nordeste, o próximo na minha lista é Aracaju, inclusive já estou fazendo divulgação para os meus clientes, semana passada já fechei um pacote para dezembro”, revelou.

Eduardo Zorzanello é CEO do Festuris e esteve no estande aracajuano para conhecer a estrutura, o material de divulgação, e elogiou a gestão de Aracaju em perceber a importância de participar de feiras de turismo. 

"É um prazer imenso ver Aracaju aqui no Festuris, podermos contar com um destino tão importante do turismo nacional. A gente tem um carinho enorme pelo povo do Nordeste e sem dúvida nenhuma poder vivenciar uma experiência de Aracaju em um espaço próprio, de 48 metros quadrados, mostra a força e a importância que a gestão municipal dá para a promoção do turismo e a gente espera que vocês tenham ótimos resultados", deseja o executivo.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, fez uma visita ao estande “Viva a Emoção de Aracajuar” e enalteceu a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju no trabalho de fortalecer o turismo na capital e em Sergipe. 

“É de grande importância a presença do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju aqui no Festuris. Ainda que estejamos em estandes diferentes, estamos no mesmo ambiente, porque temos uma estratégia muito específica para a capital, que é a porta de entrada para o turismo do nosso estado. É da capital que temos que ter uma nova estratégia para que o turista possa aproveitar outros pontos do nosso estado. São estratégias complementares que estão sendo postas em prática junto com a Prefeitura de Aracaju com um objetivo comum, que é o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado", avalia o gestor estadual. 

Além do trabalho de divulgação no estande, um dos objetivos do secretário Jorge Fraga na feira é dialogar com profissionais dos diversos segmentos que visitam o estande e também fazer visitas em estandes expositores para troca de experiências. Um dos encontros foi com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o vice-prefeito do município, Luia Barbacovi, e o secretário de Turismo de Mata de São João, Alexandre Rossi. 

“Recebo vários gestores de turismo no nosso estande e também visito vários expositores para conhecer os cases de sucesso deles, trocar informações, conhecer experiências de sucesso. Esse é mais um papel importante na participação de feiras, a gente aproximar Aracaju de polos emissores importantes”, afirma o gestor.

Festuris Gramado

A 34ª edição do Festuris Gramado contou com uma cerimônia de abertura realizada na noite de quinta-feira, 3, no Palácio dos Festivais, e segue até este sábado, 5. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna cerca de 12 mil profissionais do turismo nos dois dias de feira.