Prefeitura se despede de Gramado com boas perspectivas para o turismo em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
05/11/2022 23h17

Neste sábado, 5, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), finalizou a sua participação na 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), realizada no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Durante os dois dias de feira, o estande “Viva a Emoção de Aracajuar” recebeu um grande número de profissionais de variados segmentos do turismo em busca de informações sobre o destino Aracaju.

Equipes de técnicos da Semict se revezavam na entrega de material informativo e rodadas de negócios. Além do trabalho de acolhimento no balcão de informações, os visitantes receberam kits promocionais composto por sacola, camisa com o tema do turismo (Viva a Emoção de Aracajuar), folders, canecas, copos de alumínio e produtos da gastronomia regional.

“Trouxemos farto material promocional para que os visitantes vistam a camisa de Aracaju, façam compras com a sacola de Aracaju e espalhem para os amigos as delícias da nossa gastronomia. Todo esse conjunto de brindes se transforma em propaganda espontânea do nosso destino, nossos visitantes se orgulham com a experiência de aracajuar e exibem felizes o kit promocional”, destaca o secretário Jorge Fraga.

"O estande está maravilhoso, muito atrativo, as pessoas são simpáticas e um belo material promocional pra gente se lembrar do destino. Adorei a sacola, a camisa, o copo; são utensílios do dia a dia, que a gente leva para todos os lugares. Quero elogiar também as fotos que decoram o estande e o acolhimento das meninas no balcão, tudo isso é um convite para visitarmos Aracaju”, declara Elenice Rimoro, acompanhada por seu esposo, Luiz Júnior, ambos da agência On Board.

Linara Oliveira, da Mais Viagens Tour, atua como agente de viagem há 13 anos e afirma que Aracaju é um destino que sua agência mais gosta de “vender” para os seus clientes. “Pela praticidade da cidade, pela relação custo-benefício e porque Aracaju é uma cidade linda e tranquila. Todos os clientes que vão para Aracaju adoram a cidade e a hospitalidade do povo”, frisa a profissional.

Agentes públicos que atuam no turismo visitaram o estande para conhecer as novidades do destino e estreitar relações institucionais. Foi o caso da secretária municipal do Turismo de Canela/RS, Carla Reis, recebida no estande pelo assessor técnico da secretaria, Gilson dos Santos, que revelou sua “paixão” por Aracaju, pelo aracajuano e pelo Pré-Caju, evento que retornou este ano ao calendário de grandes eventos da cidade.

“Estivemos no mês passado em Aracaju fazendo um workshop, apresentando o município de Canela aos agentes de viagem de lá, justamente para que possamos fazer esse intercâmbio turístico entre os dois municípios. Nós fomos muito bem recebidos por aquele povo maravilhoso e eu sei que vocês estão tendo um evento neste final de semana, que é o Pré-Caju, e eu sei que vai ser um sucesso. Eu queria muito estar lá, mas não vou poder ir, infelizmente, mas no próximo eu estarei lá, com certeza”, afirmou sorridente a secretária.

Além do acolhimento e informações aos visitantes no estande, também foram realizadas rodadas de negócios, recepção a autoridades públicas e visitas a outros expositores para troca de experiências entre os vários destinos turísticos. O trabalho de divulgação também se estendeu para a Sala 2 do Pavilhão Araucária, onde a turismóloga e guia de turismo Naime Melo realizou uma capacitação para agentes de viagem e operadores do turismo.

O objetivo, de acordo com Naime Melo, é mostrar as belezas naturais, culturais e calendário de eventos da capital, valorizando aspectos da estrutura urbana e turística, a relação custo-benefício e a segurança da cidade.

A capacitação integra o plano de trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) para execução do Termo de Fomento, no valor de R$1 milhão, firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a entidade hoteleira, visando a divulgação do destino e o incremento no fluxo de turistas na capital.

“O Termo de Fomento tem várias ações integradas, temos as feiras de turismo em todo o país, como a ABAV, Festuris, capacitações dentro dessas feiras, como a da Azul, quando capacitamos os agentes de viagem da empresa. Também fazemos roadshows em todas as regiões do país, em várias cidades e capitais importantes, que geram negócios para o turismo de Aracaju”, explica a executiva comercial da ABIH/SE, Dominique Paladino.

Jorge Fraga se mostra satisfeito com a participação da Prefeitura de Aracaju na 34ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). Ele destaca que a movimentação no estande com agentes de viagem, operadores e empresários do trade nacional, em busca de informações e novidades sobre o destino Aracaju, foi intensa.

“Mostramos aqui no Festuris que Aracaju não se resume em sol e praia, temos muitos outros atrativos que se encaixam em alguma motivação dos visitantes. Temos variedade cultural, espaços para eventos esportivos fechados e abertos, museus, parques e grandes festas, Temos tudo que interessa ao turista e com diferenciais que só Aracaju tem, como seu povo e uma cidade muito bem cuidada”, enaltece Jorge Fraga.

A próxima Festuris Gramado acontecerá de 9 a 12 de novembro de 2023. De acordo com os organizadores, a edição deste ano quebrou recordes com 12,5 mil visitantes e 2,7 mil marcas expositoras.