Pré-Caju 2022: atuação preventiva da Guarda Municipal contribui para a segurança da festa

Guarda Municipal
06/11/2022 15h40

Uma atuação preventiva no cuidado da população e na proteção dos serviços e bens públicos tem sido o referencial das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no retorno do Pré-Caju 2022, uma das maiores prévias carnavalescas do país.

A mudança do local tradicional do evento para a região da Orla da Atalaia demandou o planejamento de uma operação que garantisse a segurança das milhares de pessoas que se deslocariam para a festa utilizando o transporte público.

"Uma festa da magnitude do Pré-Caju requer muito planejamento. Após a realização de várias reuniões entre as instituições de segurança pública que atuam na capital, ficou decidido que caberia à GMA a proteção e o cuidado do sistema de transporte público. E, assim, temos atuado desde a sexta-feira, reforçando o policiamento preventivo nos terminais de integração, especialmente no terminal da Atalaia. Para tal, temos contado também com o auxílio de ferramentas tecnológicas como o sistema de videomonitoramento e a tecnologia de reconhecimento facial", explica o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, supervisor Fernando Mendonça.

Além da garantia da segurança do transporte público, a GMA tem empregado parte de seu efetivo no evento, que conta com cerca de 100 guardiões diariamente, na proteção dos bens públicos, monumentos e áreas de visitação turística da Orla, como a Passarela do Caranguejo. Viaturas estrategicamente posicionadas e rondas motorizadas realizadas pelo Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) têm executado essa proteção.

"A Orla de Atalaia é um dos nossos principais pontos atrativos de turismo. Os hotéis estão atuando com sua capacidade máxima, milhares de turistas circulam por essa região antes do início do cortejo dos blocos. Essas pessoas buscam esses monumentos como espaços instagramavéis, dessa forma, eles precisam estar bem protegidos, cuidados e apresentáveis, levando uma boa imagem de nossa cidade. Essa também tem sido uma de nossas preocupações", reforça Mendonça.

Outro ponto de atuação da Guarda Municipal no Pré-Caju tem sido o acompanhamento dos trabalhadores dos serviços essenciais como limpeza e saúde. As equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria da Saúde (SMS), por exemplo, contam com o apoio de guardas municipais durante as fiscalizações e nos atendimentos de emergência no posto médico avançado.