Prefeitura realiza ação voltada à saúde do homem no bairro Getúlio Vargas

Saúde
08/11/2022 15h34

No mês que dá visibilidade à saúde do homem, a Prefeitura de Aracaju atua de forma intensificada, com ações e serviços com foco no público masculino. Nesta terça-feira, 8, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), realizou, das 8h às 11h, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C; ações odontológicas, com prevenção de câncer de boca; e prevenção de câncer de próstata, na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa – Aracaju).

De acordo com a área técnica da Saúde do Homem, Vanessa Barreto, além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de próstata, durante todo ano, neste mês de campanha do Novembro Azul, é intensificada, também, a Política Nacional da Saúde do Homem.

“Destacamos, dentro da política, cinco eixos: o acesso e acolhimento do homem nos serviços da Rede da Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e, por fim, as doenças crônicas não transmissíveis, pois o foco do Novembro Azul não é só o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo”, explica Vanessa.

A gerente da UBS Oswaldo de Souza, Aline Vanessa Santos, avaliou de forma positiva a participação dos homens que visitaram o local da ação, onde foram realizados 134 atendimentos.

“A adesão foi excelente, recebemos usuários da UBS, bem como moradores da região e homens que trabalham no comércio local. Logo após a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, estamos fazendo a entrega do resultado em um espaço mais reservado, orientando os casos com alguma alteração e encaminhando para a Unidade”, relata Aline. 

Aprovação da população masculina

“Quando vi a movimentação aqui no trabalho e soube que estavam falando sobre saúde, aproveitei e vim participar, fazendo os testes, já que nunca tinha feito. Gostei porque é uma oportunidade de saber como está a minha saúde, num serviço rápido e gratuito. Ótima ação”, afirmou José dos Santos, que trabalha no Ceasa. 

“É muito importante ações como esta porque, na maioria das vezes, nós, homens, relaxamos um pouco sobre as questões de saúde, e temos que aproveitar essas oportunidades. Já fiz os testes e estou aguardando o resultado”, comenta o usuário Robson Silva.

Fábio Rezende é morador do bairro Getúlio Vargas e usuário da UBS Oswaldo de Souza. “Já fui à UBS porque tive uma alteração na pressão, mas é a primeira vez que participo de uma ação desse tipo e considero muito importante. Fiz todos os testes, verifiquei a glicemia, foi tudo bem tranquilo”, elogia.