Defesa Civil de Aracaju participa de capacitação junto ao Grupo de Apoio a Desastres

Defesa Civil
09/11/2022 16h51

A fim de aperfeiçoar os conhecimentos na atuação frente às situações de desastres, a Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participa, até esta quinta-feira, 10, da capacitação promovida pela Defesa Civil Nacional, para o Grupo de Apoio a Desastres (Gade).

A programação, que teve início nesta terça-feira, 8, e ocorre no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), é transmitida de maneira online aos participantes na busca de uma atuação mais eficiente frente aos desastres naturais que, eventualmente, venham ocorrer, assim como atualização em relação à legislação.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta o impacto dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso nas ações do órgão.

"Quando você se prepara e faz parte desse grupo, você não só está preparado para atuar dentro do seu município, como também em outros municípios e estados, em casos de solicitação", explica Rabelo.

Utilizando como exemplo prático, Rabelo cita a atuação do secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, nas chuvas que incidiram sobre o Sul da Bahia no ano de 2021. "O coronel Silvio foi para lá e então ali ele estava desempenhando, junto ao grupo do Gade, um apoio àquelas comunidades", conta o coordenador. 

Rabelo afirma, ainda, que, apesar de sempre esperar que não haja desastres no município, "as equipes da Defesa Civil devem estar preparadas para toda parte administrativa, para fazer as declarações necessárias e solicitar os recursos para uma resposta com a agilidade necessária", acrescenta o coordenador. 

O Gade

O Grupo de Apoio a Desastre é formado por uma equipe multidisciplinar preparada para atuar nas diversas fases do desastre, com atuação em nível nacional. Tem como objetivo reduzir os danos e prejuízos causados, com foco na saúde, segurança e assistência social da população afetada.

"A atuação do Gade envolve toda uma questão administrativa, na solicitação de recursos, feita através do Sistema de Informações sobre Desastres (S2iD), que é uma plataforma do Ministério do Desenvolvimento Regional. É por meio dela que toda a comunicação é possível, de forma a realizar a decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, além da solicitação de recursos, para que possam responder da maneira mais adequada possível às situações ocasionadas por eventos adversos", finaliza Rabelo.