Natal Iluminado: Prefeitura e Fecomércio/SE lançam edição 2022

Agência Aracaju de Notícias
11/11/2022 12h42

A Prefeitura de Aracaju e a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE) lançaram, na manhã desta sexta-feira, 11, o projeto do Natal Iluminado do Centro da capital. A edição deste ano se inicia em 19 de novembro, nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, e se estenderá por 49 dias. Este é o sexto ano do evento e terá a maior iluminação já realizada até aqui: serão 5,5 milhões de pontos de luz. Além disso, a edição trará, pela segunda vez, a parada "Um Sonho de Natal", com desfile de músicos e atores circenses, de forma gratuita.

"Este é o Natal Iluminado mais importante que já tivemos. Começamos o projeto em 2017 e, desde então, fomos crescendo, chegando à maior edição, que será esta de 2022. Serão mais de cinco milhões de pontos de iluminação somente nas praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, além das milhões de luzes que serão espalhadas pelo Parque da Sementeira e pela cidade. Então, será um grande Natal Iluminado para que possamos agradecer, refletir sobre sermos mais solidários e renovarmos as esperanças para um 2023 melhor", destacou Edvaldo.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou também a importância do projeto natalino para a geração de emprego e renda na cidade. "O Natal Iluminado já se consolidou e, a cada ano, se fortalece mais. Nossa capital está virando um ponto turístico nesta época do ano e é justamente o que buscamos fazer, desde 2017, quando iniciamos o projeto em parceria com a Fecomércio. É um evento que tem movimentado o turismo e que tem contribuído para a geração de emprego e renda, porque, imagina quantas pessoas não são contratadas para esse evento, além do grande público que é atraído para o Centro. É uma cadeia virtuosa", enfatizou.

Vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Alex Garcez, enalteceu a parceria com a Prefeitura para realização do Natal Iluminado. "Chegamos a essa sexta edição realizando um grande trabalho e que só é possível graças a essa união de esforços com a Prefeitura de Aracaju e os demais parceiros, a exemplo da Energisa. Não fosse essa importante parceria, não seria possível realizar o Natal Iluminado da maneira que temos feito, desde 2017. Então ficamos muito felizes", expressou.

Da mesma forma, o superintendente da Fecomércio-SE, Maurício Gonçalves reiterou que "a presença da Prefeitura no Natal Iluminado é fundamental". "Se não fosse pela administração municipal, nada aconteceria, porque é a Prefeitura que entra com todo o  apoio logístico necessário, infraestrutura, segurança, paisagismo, limpeza pública, para que a gente possa realizar um evento gigante como este, de maneira satisfatória", reforçou.

Edição 2022

O Natal Iluminado 2022 terá início no próximo dia 19 de novembro e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2023, totalizando 49 dias de evento. Ao todo, serão investidos R$ 3,3 milhões para a ornamentação, que contará com 5,5 milhões de pontos de luz para iluminar 336 árvores das praças Almirantes Barroso, Fausto Cardoso e Olímpio Campos, e decorar 250 peças que serão espalhadas pelos locais.

O evento, que conta com a participação do Sesc, Senac, Sebrae, Energisa, Setransp, Banese, entre outros parceiros, inclui, também, programação musical e artística, com mais de 150 atrações, incluindo manifestações culturais, adaptadas à realidade da fantasia natalina. Outro ponto de destaque será, pela segunda vez, a parada "Um Sonho de Natal", com duração de 1h30, circulando entre as praças.

A expectativa é que o Natal Iluminado 2022 receba mais de 10 mil pessoas por noite. "Sem a Prefeitura, a disposição do prefeito Edvaldo, a participação dos secretários envolvidos, o Natal Iluminado não se realizaria e o meu sonho não seria traduzido em realidade. Vai muito longe o tempo em que se dizia que o poder público tinha que fazer sozinho. O poder público precisa, na verdade, de ajuda. Iniciamos em 2017, e conseguimos fazer uma junção perfeita, com a Fecomércio captando os investimentos e a Prefeitura entrando com a logística. Ou seja, é sempre uma troca e a gente consegue traduzir tudo isso na parceria de sucesso que temos até hoje", comemorou o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira, que é ex-presidente da Fecomércio-SE.