Colaborador da Sejesp participa de capacitação para instrutor de skate

Juventude e Esporte
13/11/2022 16h02

Entre os dias 11 e 13, aconteceu, no Primme Hotel Aracaju o Curso de Formação de Instrutor – Módulos I e II, organizado pelo ABC do Skate e realizado pelo Skarte, com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). 

A capacitação foi direcionada não apenas para aqueles que já estão familiarizados com o Skate, mas também para quem ainda não tinha nenhum tipo de prática com a modalidade, mas sentia o desejo de conhecê-la de forma mais técnica, a fim de poder repassar o conhecimento sobre esse esporte.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destacou o quão agregador será o conhecimento adquirido pelo servidor durante o curso, já que a Secretaria trabalhará a modalidade com crianças e adolescente em vulnerabilidade social, de forma lúdica e recreativa para fim de inclusão social, no Projeto Construindo Valores. 

“É muito importante a capacitação da equipe da Sejesp. Temos um programa de treinamento dos nossos profissionais, principalmente daqueles que estão diretamente ligados à execução dos projetos. Desta forma, a participação nesse curso do ABC do Skate também vai favorecer para que o serviço oferecido à nossa comunidade seja, cada vez mais, de excelência”, pontua o secretário.

No curso, foram trabalhados quatro tópicos metodológicos, que vão de procedimentos de segurança a métodos para evitar vícios decorrentes de aprendizado incompleto. Além disto, os participantes tiveram aulas práticas, apresentaram um trabalho de conclusão ao final do curso e receberam certificado. 

O colaborador da Sejesp, Ozias Pontes, avaliou como o conhecimento adquirido no curso fortalecerá a sua atuação com os alunos da Estação Cidadania. 

“Foi um momento de aprendizado importante porque não sou da área do skate, mas a linguagem do curso e a dinâmica de instrução foi muito objetiva, fazendo com que qualquer pessoa possa instruir alunos no desenvolvimento dessa modalidade olímpica, mas que também é um esporte cultural. Esse aprendizado vai permitir que eu passe o conhecimento aos meus alunos da Estação Cidadania e de outros projetos da Sejesp, àqueles que já praticam a modalidade e aos que ainda não”, ressalta o profissional.

Na ocasião, a membro da Federação Piauiense de Skate board (Fepisk), Carla Mata, que atuou como facilitadora no curso, destacou com é importante ter instrutores do skate cada vez mais. 

“Pretendemos sempre fazer esse intercâmbio de trazer um pouco da nossa experiência para que esses multiplicadores possam desenvolver o skate em Aracaju, em Sergipe, e farão com que essa cultura do skate board seja difundida e a gente tenha mais opções de pessoas praticando esse esporte”, salienta a facilitadora.

A Prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, tem fortalecido o esporte na capital não só incentivando e apoiando as competições e os atletas, mas também preparando os seus profissionais para melhor capacitar o público que desenvolve atividade esportiva em projetos desenvolvidos pela gestão municipal.