Sejesp capacita colaboradores sobre técnicas de primeiros socorros

Juventude e Esporte
25/11/2022 16h33

A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Bombeiros Civis do Estado de Sergipe (Cooperbec-SE) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, na Estação Cidadania – Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, a capacitação de primeiros socorros para os seus colaboradores.

A ação faz parte do planejamento estratégico da secretaria, possibilitando maior conhecimento aos seus servidores para que eles possam aplicar o aprendizado no desempenho das funções, muito em razão do trabalho direto com a comunidade.

Na ocasião, o gestor da Sejesp, Sérgio Thiessen, ressaltou o compromisso que a secretaria tem em capacitar o seu quadro de pessoal, que trabalha diariamente com crianças, jovens e idosos.
 
“Essa capacitação é fundamental para toda a sociedade, ainda mais para quem lida com o público. Então, ao proporcionarmos esse treinamento, nós estamos cumprindo um grande objetivo, que é dar mais qualidade e mais segurança aos beneficiados com os serviços que oferecemos”, disse o secretário.

Com mais de 30 colaboradores, a equipe participou das atividades teórica e prática, que envolveram desde imobilização de vítima de algum tipo de acidente à Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

A capitação foi conduzida pela vice-presidente da Cooperbec Sergipe, Asleine Alves, que destacou a importância de o setor público estar sempre preparando os servidores, a fim de que eles possam saber como agir em situações adversas de caráter de saúde.
 
“Capacitar os profissionais da área do esporte em relação aos primeiros socorros é de muita importância para que eles possam salvar vidas, para saberem identificar uma parada cardíaca, um desmaio, um engasgo, mas também para que eles possam passar esse conhecimento aos seus alunos”.
 
Para Agnaldo Santos, professor de atletismo na Estação Cidadania, “esse curso foi muito necessário, principalmente para nós da educação física, porque nos prepara para o primeiro atendimento quando alguma eventualidade acontecer, oferecendo um auxílio rápido até a chegada do Samu, por exemplo”, ressalto Agnaldo.

A Sejesp vem atuando no processo de apoio e incentivo à capacitação dos seus servidores, com o intuito de que eles desenvolvam e aprimorem suas habilidades no trabalho, com mais conhecimento e segurança.
 
Só nas últimas duas semanas, colaboradores da secretaria participaram também do curso para Instrutor de Skate, realizado pelo ABC do Skate; do curso e do seminário sobre atuação em modalidades que envolvem pessoas com deficiência, oferecidos pela APAE Aracaju; e pelo Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, respectivamente.