Defesa Civil emite alerta de chuva com possibilidade de descargas elétricas

Defesa Civil
28/11/2022 18h20

Na noite desta segunda-feira, 28, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuvas moderadas para as próximas 24h, na capital, com possibilidade de descargas elétricas.

O aviso tem como base as informações do serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju, da Prefeitura de Aracaju. O monitoramento de dados meteorológicos ocorre sistematicamente, para nortear ações estratégicas de prevenção e redução de riscos.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, orienta a população. "Diante da incidência de raios, os cidadãos não devem se abrigar embaixo de árvores, próximo aos postes, assim como não devem transitar em áreas descampadas", frisou, salientando que o ideal é se abrigar em edificações ou mesmo dentro do carro.

As equipes da Prefeitura de Aracaju mantêm atenção para atendimento das demandas que possam surgir, com atuação integrada para rápida resposta à população. "A Defesa Civil trabalha em sistema de plantão, 24h, para atendimento das solicitações que venham a ser encaminhadas através do serviço emergencial 199", destacou o coordenador do órgão, Robson Rabelo.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.